O que acontece quando aliamos o uso das cores com a prática do Reiki? As cores são a mais pura expressão de um estado de espírito. Tem a capacidade de alterar o nosso humor, de acalmar, agitar e até purificar. É uma das formas que utilizamos para nos mostrar ao mundo, seja através de ambientes, roupas ou adereços. O reiki é a energia universal, pura, de vibração alta e transformadora. Quando aliamos os dois, temos um leque de possibilidades dentro de um trabalho holístico. As cores podem ser tanto utilizadas em conjunto com o Reiki, ou em nosso dia a dia, trazendo para nossa vida as características específicas de cada cor. Conhecer as cores e suas características nos permite aproveitá-las, dentro e fora de uma sessão de reiki.

Por onde começamos? Que tal pelos Chacras? Ao conhecer os chacras principais, o reikiano já tem o seu primeiro contato com as cores. Cada chacra tem a sua cor, como indicado a seguir:

Chacra Básico: Cor Vermelha
Chacra Umbilical: Cor Laranja
Chacra do Plexo Solar: Cor Amarela
Chacra Cardíaco: Cor Verde
Chacra Laríngeo: Cor Azul Claro
Chacra Frontal: Cor Azul Índigo
Chacra Coronário: Cor Violeta (ou dourada)

Conhecendo as cores do chacras, é possível utilizar a cromoterapia como complemento ao Reiki. Uma forma é o uso de uma luminárias com cores. Para trabalhar o chacra cardíaco, por exemplo, podemos utilizar uma luz verde durante a sessão. Já para trabalhar o chacra coronário, uma luz violeta será de bom auxílio. Como o reiki tem a capacidade de adaptar-se ao ambiente e à outras técnicas, acredito que a energia reiki utilizará o estímulo extra sempre da melhor forma para a pessoa sendo atendida.

Ao montar sua sala de Reiki também é importante considerar as cores e seus efeitos, em todos os detalhes. A cor vermelha, por exemplo, pode ser utilizada como cor de tratamento com luzes em alguns casos, mas não é indicada para ser a cor de uma parede, por exemplo. Para isso já é mais indicado o uso de cores mais “calmantes”, como o azul, o violeta ou o rosa.

Ao aplicar reiki, é comum o relato – tanto de terapeutas como de pessoas atendidas – da visão de cores durante a sessão, sem o uso de qualquer luz ou acessório. Porém o uso das cores no ambiente é considerado um complemento, como um reforço positivo das energias da cor escolhida, dentro do trabalho que está sendo desenvolvido. As fotos abaixo são de minha própria sala de atendimento, tirei foto com as cores dos chakras e fiz esta montagem, para mostrar a diferença que fica no ambiente. Utilizo a cromoterapia como complemento em minhas sessões com frequência, além de cristais e instrumentos de radiestesia. A luminária da foto, que é a que utilizo, é uma luminária de Led da Philips chamada Living Colors:

A Living Colors está um pouco difícil de encontrar hoje em dia, a minha é bem antiga.

Encontrei esta outra luminária que permite escolher as cores, a Luminária Live Color, está disponível para venda AQUI. Se alguém a adquirir, aproveite para comentar o que achou. Como tenho a minha antiga, não testei a Live Color no dia a dia, mas me pareceu uma ótima alternativa para indicar, pois ela tem a opção de escolher a cor.

Voltando aos possíveis usos, se você ainda não tem o conhecimento para utilizar a cromoterapia durante os tratamentos, pode também utilizar a luminária ao final da sessão, com a escolha de um azul ou um rosa claro, por exemplo, para trazer um efeito relaxante e calmante neste momento tão especial que é o retorno à consciência desperta plena, após o término da sessão. Todo terapeuta holístico tem suas próprias formas de trabalho, e cada um se adaptará melhor à uma ou outra técnica, e também descobrirá o que funciona melhor para cada caso, de acordo com suas técnicas de trabalho. Por exemplo, eu utilizo muito a cromoterapia aliada ao Reiki. Já as sessões que conduzo de Mãos de Luz são feitas sem o uso da cromoterapia externa, por recomendação dos mentores espirituais que acompanham este trabalho específico. E por último, os Banhos de Cristal, outro serviço oferecido, são integralmente feitos com o uso de cristais com cores.

Banho de Cristal no Terapia Reiki

O uso das cores não fica restrito ao Reiki, podendo ser utilizado em situações corriqueiras. É sempre um recurso a mais, simples e poderoso. Tem uma reunião de emprego? Experimente colocar um detalhe do vestuário em vermelho, para aumentar a coragem e a confiança. Pode ser um sapato, dando-lhe confiança ao andar. Quer recuperar-se mais rápido da gripe? Um pouco de verde irá ajudar. Tem um consultório na área da saúde? Pinte uma parede de verde claro. Quer aumentar a criatividade? Experimente o azul. E assim, nos detalhes, podemos usar as cores a nosso favor.

Veja as principais características das cores dos 07 chacras:

Cor Vermelha | Reiki e as Cores

O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É altamente revigorante, energético e excitante. O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço.

Ver Mais sobre a Cor Vermelha

Veja Também:
Artigo com 14 formas de ativar e equilibrar seu Chacra Básico.

Cor Laranja | Reiki e as Cores

O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress. Do ponto de vista psicológico, o laranja ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas ideias.

Mais sobre a Cor Laranja
Cor Amarela | Reiki e as Cores

O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios cerebrais, favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo. Do ponto de vista psicológico o amarelo estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo.

Mais sobre a Cor Amarela
Cor Verde | Reiki e as Cores

O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. Age no coração e na pressão sangüínea. O verde acalma e descongestiona. Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo. Do ponto de vista psicológico, o verde trás um sentimento de renovação e vida nova.

Mais sobre a Cor Verde
Cor Azul Claro | Reiki e as Cores

O azul é por natureza uma cor refrescante, que transmite paz, frescor e serenidade, considerada a cor da calma e da tranquilidade. Está  relacionada ao nosso Chacra Laríngeo, responsável pela clareza e transparência da nossa expressão vocal e da comunicação. É uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Tem uma ação anti-inflamatória, anti-séptica, antipirética e analgésica.

Mais sobre a Cor Azul Claro
Cor Azul Índigo | Reiki e as Cores

O Azul Índigo é o cor do nosso sexto chacra, o chacra da intuição, conhecido como Chacra Frontal. É uma cor profunda, que transmite ao mesmo tempo reflexão e força, emitindo uma energia muito forte também. É a cor da consciência celestial. Muitas características do azul claro também estão presentes no azul índigo, por tratar-se da mesma cor, porém o índigo tem algumas características próprias do seu tom.

Mais sobre a Cor Azul Índigo
Cor Violeta | Reiki e as Cores

Violeta é a cor da Espiritualidade. É a cor do despertar da consciência. Ela representa nosso alinhamento e conexão com o Universo, com o Ser Supremo, com a Vontade Superior. É relacionado ao Chacra Coronário, que está ligado à consciência de nós mesmos e do nosso lugar no universo. É a cor da satisfação espiritual e contém a sabedoria divina. A cor violeta aumenta o magnetismo pessoal. É a cor da dignidade, do respeito próprio e da nobreza.

Mais sobre a Cor Violeta

As cores fazem parte da nossa vida. Use-as sem moderação. Para decoração as possibilidades são infinitas. Algumas sugestões:

  • Vasos coloridos: Com isso também trazendo a vibração maravilhosa das plantas para nossas casas.
  • Móveis coloridos: Experimente adquirir algumas peças coloridas, ou que tal pintar algum móvel antigo que já está sem cor? Os resultados são incríveis.
  • Almofadas de Mandalas: Uma mais linda que a outra. Trazem um caleidoscópio de cores para sua casa. Uma seleção só de almofadas de mandalas aqui para você se inspirar.
  • Velas de Cera Coloridas: Podem ser utilizadas para decoração; ou acesas, trazendo a energia maravilhosa do fogo. Nota: Somente as acenda se você estiver em casa e as colocar em um local seguro.
  • Velas de Led coloridas: Existem diversos modelos, um mais lindo que o outro, que vem com controle remoto para escolher a cor que mais gosta naquele momento. Veja o kit de 03 velas abaixo aqui, e ainda outros modelos de inspiração de velas de led coloridas aqui.

    Kit 3 Velas Cera Luz LED

  • Capas para Sofá Coloridos: Coloque aquela capa super colorida no seu sofá para dar uma nova cara para ele. Uma ótima forma de renovar o ambiente.
  • Banho de Cristais no Terapia Reiki: Conheça o Banho de Cristais Dom Inácio, no Terapia Reiki. Os banhos de cristal têm duração de quarenta minutos, em que o atendido descansa numa maca, de olhos fechados, enquanto é banhado pela energia luminosa dos cristais. As luzes coloridas que iluminam cada cristal correspondem aos sete chakras principais do corpo humano, que são centros energéticos responsáveis por fazer a energia espiralar através do nosso sistema energético e de meridianos. Luz e cor brilham através de cada cristal em padrões alternados, ampliando a energia vital em espirais. Agendamentos aqui.

 

– E finalizo este artigo com um trecho da belíssima música Aquarela, de Toquinho, para quem gosta de cores e criatividade:

...Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho Azul do papel…
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...

Aquarela, Toquinho

Comentários:

comentários