Terapias Energéticas

Chakra Cardíaco: Como Ativar e Equilibrar | Dicas para o Quarto Chakra

O Chakra Cardíaco é fundamental para nosso sistema de equilíbrio e rege os pulmões e o coração. É o chakra responsável pelos sentimentos de amor puro, assim como sentimentos de gratidão e generosidade.

O sentimento de amor representado neste chakra não é limitado ao amor entre dois parceiros e sim um sentimento mais amplo, que abrange o amor ao ser humano e à vida. Bloqueado pode gerar sentimentos de egoísmo e ressentimentos.

Sua relação com o elemento ar é muito representativa da sua função em nosso equilíbrio. Se estamos ansiosos ou sofremos uma perda emocional é comum a sensação de falta de ar, assim como o gesto de colocar as mãos no coração, em busca de alento. Da mesma forma, o chakra cardíaco equilibrado traz confiança, com uma sensação de que podemos encarar a vida de frente, de peito aberto.

 1- Liberte-se do Apego ao Passado

Viver o “hoje” sem ficar apegado ao passado é fundamental para o equilíbrio do seu Chakra Cardíaco. Nada é permanente, tudo se transforma. O que você já passou viraram aprendizados, e eles te ajudaram a ser quem você é hoje.

Abra seu coração para novas possibilidades. Se você ficar preso na ideia de que não pode mais ter algo que ficou no passado, entenda que o Universo é infinito em suas opções. Você pode reconstruir a sua vida, seus projetos, seus sonhos. Talvez não exatamente igual, mas com as mesmas potencialidades de sucesso e felicidade. Mas para isso seu foco precisa ser no hoje, no agora, no presente. Isso vale também para sentimentos.

Por vezes ficamos tão acostumados com alguns sentimentos do passado, que acreditamos que precisamos deles para nos sentir vivos, para não esquecer. Isso é uma ilusão. Mágoa, rancor, ego ferido… nada disso ajuda. Alegria, fé, esperança, confiança na vida… estes sim são os sentimentos que te impulsionam para frente. Faça essas reflexões e então desapegue-se do que foi, do que passou, do que doeu. Abra seu coração para o novo. Hoje é um novo dia.

2- Libere-se das Expectativas no Futuro

Assim como o apego ao passado, por vezes nos apegamos ao futuro e nossas expectativas em relação à ele. Pausar sua vida por um acontecimento futuro não ajuda. Nem tampouco colocar toda a sua expectativa de felicidade no futuro, num fato que ainda não aconteceu. O foco é no presente. Você pode sim, ter metas para o futuro, mas é importante que seu foco de ação seja no presente.

O que você pode fazer hoje, neste momento em que está vivendo? Quais as ações possíveis? Aceite o hoje com suas limitações mas também com suas possibilidades. Nada é permanente, tudo se transforma. Abra seu coração para as possibilidades. Não preocupe-se demasiadamente com o que vem pela frente. Faça as pazes com o momento atual. Viva!

3- Conecte-se com a Natureza

Assim como o verde é a cor do Chakra Cardíaco, conectar-se com a natureza é maravilhoso para o equilíbrio do nosso Quarto Chakra.  Tomar um “banho de natureza” – além de equilibrar seu Chakra Cardíaco – também é uma ótima forma de descarregar energias densas em excesso do seu campo. Acampar numa área de mata, cercar-se de verde da natureza, tudo isso irá ajudar seu coração a abrir. 

Ainda que o ideal seja uma natureza mais exuberante, trabalhe com as opções possíveis à você. Ande descalço no quintal, deite num gramado de um parque público, ou até mesmo um passeio na área comum verde de seu condomínio. Seu chakra cardíaco certamente absorverá parte dessa energia positiva da natureza.

4- Abrace Mais

Somos seres sociais por natureza e precisamos de contato físico para nosso equilíbrio e saúde. Um abraço libera oxitocina, que é um antidepressivo natural que acalma o corpo todo. Busque abraçar seus entes queridos. Se você não tem alguém para abraçar no momento, abrace a si mesmo. É um gesto de autoamor. Você também pode buscar fazer trabalhos voluntários. Já pensou quantas crianças em orfanatos e instituições que adorariam um abraço sincero? Um abraço é sempre uma troca e assim isso ambos recebem. Abrir seu coração para um gesto tão simples como um abraço é um grande passo rumo à abertura do seu Chakra Cardíaco.

5- Perdoe

Perdoar é um ato interno. É para você, é para a sua cura. Ele não significa retornar para uma pessoa abusiva, tampouco aceitar o que não é bom para você. Perdoar significa deixar de desejar o mal, deixar de se conectar com aquela pessoa ou situação e simplesmente limpar seu coração. A mágoa corrói e a vingança, mesmo em pensamento, afeta seu chakra cardíaco, suas emoções e sua saúde. Por isso é tão importante deixar ir aquela pessoa ou situação que te magoou. Mas é um ato interno de libertação, que você faz para si mesmo. 

Se você não sabe por onde começar, faça um ritual do perdão. Comece por si mesmo. Mesmo que a mágoa seja com alguém, sempre puxamos grande parte da culpa para nós. De que formas você de maltratou? De que formas você se culpa? Identifique e então escreva uma carta amorosa para si mesmo. Relembre-se quem você é, enumere as suas qualidades, jogue amor nesta carta. E então, no momento certo, busque fazer esse ritual para aquela pessoa que te magoou. Deixo aqui uma sugestão de um ritual bem simples:

Ritual do Perdão

  • Acenda uma Vela. 
  • Envie o seu pedido:  “Querido Deus. Que toda e qualquer mágoa que tenho em meu coração referente à (nome da pessoa que te magoou) seja consumida pela energia do amor. Que este processo continue, até que reste apenas luz em meu coração.” 
  • Apague a vela agradecendo pela cura.  
6- Ouça Tambores e Instrumentos Xamânicos

O toque do tambor ativa o chakra cardíaco de uma forma muito poderosa. Estudos mostram que os ritmos de percussão podem inclusive afetar o seu ritmo cardíaco. Seu ritmo pode aumentar, diminuir, ou gradualmente entrar em uma perfeita sincronia com o toque de uma percussão. É fácil notar isso quando participamos de um ritual xamânico ou mesmo uma roda de capoeira ou de samba. Sentimos o pulsar em nossos corações, e então eles pulsos espalham-se para o resto do corpo. É energizante e curativo. Especialmente quando estamos numa fase mais depressiva ou morosa, precisando de um estímulo externo para ativar o nosso poder interno.

7- Crie Limites Saudáveis

Analise sua vida e reflita em que áreas da sua vida é necessário que limites sejam impostos. Você respeita suas próprias necessidades? Ou diz sim mesmo querendo dizer não? Saiba quando é hora de dizer não, de criar um limite entre o que pode ou não, entre o que é aceitável para você ou não.

Saiba definir limites claros e honestos em sua vida. Você não precisa ser agressivo, nem apelar para a discussão. Apenas defina para si o que é aceitável ou não. E então comunique de forma clara estes limites. Só você pode fazer isso. E acredite, é libertador quando conseguimos criar um espaço amoroso ao nosso redor, e ter a escolha de permitir quem entra, e de forma. Não deixe que abusem da sua boa vontade. Ou você se tornará um AGRADA-DOR.

8 – Frases de Afirmação

As frases de afirmação funcionam como mantras. Elas ativam áreas de nosso inconsciente, auxiliando-nos a substituir crenças antigas que não nos servem mais, por estas novas palavras de empoderamento. Assim quebramos velhos padrões de pensamentos e fortalecemos os valores e verdades que queremos para nossas vidas. Seguem frases que ajudam nosso Chakra Cardíaco:

“Meu Coração Está aberto ao Amor”

“Eu me Perdoo e Perdoo os Outros.”

“Me aceito e me amo integralmente.”

“Escolho a alegria, a compaixão e o amor.””

“Eu me abro para o Amor. Sou merecedora de Amor.”

“Me Amo Incondicionalmente. Ofereço esse mesmo amor aos demais.””

“Meu Coração é Livre das Mágoas do passado.””

“Meu chakra cardíaco está aberto e eu estou bem.”

“Atraio relacionamentos saudáveis e harmoniosos para minha vida.”

“Eu Escuto o Meu Coração.”

Frases que Curam o Chakra Cardíaco
9- Permita-se confiar mais

Desenvolver a confiança em seus relacionamentos é um sinal de um chakra cardíaco aberto e saudável. O controle demasiado e o ciúme excessivo, tudo isso são indicadores de um coração que ainda não aprendeu a se entregar, ou foi ferido a ponto de se fechar. Um coração aberto entende que nossa responsabilidade é pelos nossos atos apenas.

Abrir o coração e entregar-se a um relacionamento com verdade é uma escolha. E entender que o outro também tem suas escolhas, e suas próprias percepções da vida. Um coração fechado e desconfiado sofre por antecipação, sofre a todo momento, e por vezes acaba atraindo para si o seu maior medo. Ame porque você escolheu. Confie porque é a sua melhor opção.

Nosso coração é um. Se o fechamos para uma área, acabamos fechando-o um pouco em tudo. Escolha ser pleno.10- Dê Mais Risadas!Uma boa risada é um santo remédio. E uma ótima forma de abrir o Chakra Cardíaco. Busque coisas para se divertir todos os dias, descontraia, saia com aquele amigo ou amiga que sempre te faz gargalhar Assista vídeos divertidos, busque formas de rir. E se nada de engraçado ocorreu naquele dia, você pode ainda assim sorrir: para o mundo, para quem cruzou seu caminho, para a vida.

11- Permita-se Receber: Elogios, Experiências Positivas, Amor

Não estamos acostumados a receber. Por vezes nem mesmo um simples elogio consegue nos alcançar. Quantas vezes você já diminuiu um elogio recebido? Ao ser elogiado por uma roupa, disse: “Ah mas é velha.” ou “paguei baratinho”, ou tantas outras frases que utilizamos para diminuir aquele elogio. E se for sobre nossa aparência então! Se nos dizem que estamos bonitas, logo vem a réplica: “ah mas eu engordei”, ou “estou tão despenteada”. Se elogiam nossa capacidade técnica em algo, mais uma vez nos esquivamos: “não foi nada”.

Como você quer que o Universo continue te presenteando com experiências positivas se você não aceita os presentes que ele envia todos os dias, em formatos de simples elogios? O grande aprendizado aqui é simplesmente aceitar o que nos foi dado. Isso não é ego, é gratidão.

Se alguém diz que você está bonito, simplesmente diga: Obrigado. Se alguém elogia sua roupa, simplesmente diga: obrigada. Para todos elogio, simplesmente agradeça. E comece a perceber como o Universo então vai percebera sua nova abertura para receber, e te enviar mais e mais experiências positivas em sua vida. É o primeiro passo para permitir que o amor e a alegria cheguem ao seu coração. 

12- Seja Grato

Seja grato, sempre, sempre, sempre. Por ter nascido, por ser quem você é, por todas as experiências que você teve a oportunidade de vivenciar neste vida. Mesmo aquelas mais difíceis. A gratidão abre as portas para uma vida feliz, Seja grato por onde você mora, pelos amigos que tem, pela vida que leva.

Não importa que as circunstâncias ainda não sejam as que você deseja, pois estamos em constante construção da nossa vida. Se você deseja mais da vida, agradeça ao que a vida te deu até hoje. Quanto mais reclamamos das circunstâncias que nos cercam, mais nos fechamos para a mudança.

Isso ocorre porque se estamos insatisfeitos com nossa vida a ponto deste ser o ponto central do nosso pensamento, é um sinal de que já não acreditamos ser possível um futuro diferente. Pois quando realmente acreditamos que as coisas podem mudar, então nos abrimos para receber as mudanças, e para sermos guiados para as etapas necessárias para que elas ocorram. Por isso, gratidão sempre. E repito: Sempre! 

Uma dica é ter um “Diário de Gratidão“, um local para colocar todas as coisas pelas quais você é grato. Pequenas ou grandes, não importa, importante é conectar-se com a energia da gratidão. Ao preencher o diário com frequência, você aos poucos tornará-se mais consciente dos pequenos milagres que vivência no dia a dia, sem perceber.

13- Entoe o Mantra Yam

Sente-se em uma cadeira confortável, com os pés bem apoiados no chão, ou na grama, em uma posição de lótus. Mantenha os olhos fechados para um foco maior. Entoe o mantra YAM, repetidamente. Pode ser feito mentalmente também, dependendo de onde você estiver. Entoar o mantra YAM é curativo para o centro espiritual e físico do coração, e para abrir-se para o amor incondicional e compaixão. Você pode fazer o Matangi Mudra (item 14) com as mãos também, acrescentando a energia do mudra ao momento.

14- Mudra 

Mudras são posições do corpo que tem influência nas energias do corpo e são muito utilizados nas posições de Yoga e exercícios de respiração. Para ativar o Chakra Cardíaco, utilize o PadmaMudra. Forme o mudra com as mãos e mantenha as mãos na frente do seu Chackra Cardíaco, na altura do coração. Concentre-se no Chakra Cardíaco. Entoe o Mantra YAM. 

15- Use e Abuse da Cor Verde

O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. É uma das melhores cores para a nossa saúde. Não é por acaso que está relacionada ao chakra cardíaco. Nossa saúde está muito ligada aos nossos sentimentos, mais especificamente com a nossa capacidade de amar. O amor incondicional é aquele que independe do foco, é amplo e atinge a humanidade, com todas suas imperfeições.

O verde também uma das cores mais indicadas para clínicas de saúde, estética e similares, aumentando o bem estar no recinto, harmonizando o ambiente. Privilegia a reflexão interior e o processo de amadurecimento espiritual, pela superação do apego aos aspectos materiais.

Desenvolve a segurança e a sabedoria, bem como facilita o contato e o envolvimento com as outras pessoas, enriquecendo-se interiormente com isso. Aprofunda o conhecimento de si mesmo e o controle sobre as paixões. Ressalta os aspectos morais. Abre a mente para lidar com problemas financeiros em geral, favorecendo a sorte e dando energia para enfrentar e superar dificuldades. Reforça o amor próprio e mantém a mente alerta para as ameaças e oportunidades.

16- Meditação com Exercícios de Respiração

Caso você sinta que o seu Chakra Cardíaco está congestionado, você pode trabalhar sua abertura através dos exercícios de respiração e mdeitação. Essa é uma combinação com efeitos muito poderosos. Segue um Exercício de Respiração Simples:

  • Sente-se num local calmo e conecte-se com a sua respiração. Se possível vista roupas confortáveis. Repare como o seu peito se expande e contrai, conforme o ar entra e sai de seus pulmões. Visualize que essa energia que entra e sai pelos seus pulmões vai aos pouco abrandando toda a sua área do chakra cardíaco. Fique alguns minutos nesta visualização.
  • Agora, visualize agora uma bola de energia verde bem no centro do seu peito. Sinta que essa bola vai se expandindo, mais e mais, a cada inspiração, até tomar todo o ambiente em que você encontra-se.
  • Caso esteja magoado com alguém, visualize o cordão energético que te liga a essa pessoa, saindo do seu cardíaco e conectando ao cardíaco dela. Visualize este cordão sendo inteiro preenchido com a cor verde, curando e levando uma energia amorosa a partir do seu coração. Você também pode fazer isso mentalizando um amigo ou pessoa próxima, reforçando a conexão de amor.
  • Repita mentalmente: “Eu irradio Amor para você.”
17. Ervas e Óleos Essenciais para o Chakra Cardíaco

Ervas e Óleos Essenciais são excelentes aliados para os seus chakras e limpeza do seu campo energético. Algumas flores e ervas boas para o Chakra Cardíaco: Rosa, Lavanda, Violeta, Manjerona, Hibisco, Manjericão, Coentro, Açafrão, Chá Verde, Gengibre.

Todos os óleos essenciais associados ao amor são apropriados para o chacra do coração. Alguns óleos essenciais ótimos para o Chakra Cardíaco: Gerânio, Palmarosa .

* Você também pode usar óleos essenciais associados com o chakra cardíaco para fortalecer qualquer fraqueza ou para corrigir os desequilíbrios energéticos. Por exemplo, alguém que é emocionalmente imaturo ou uma pessoa com doença cardíaca ou câncer de mama pode ser beneficiar pela cura do chakra cardíaco.

18- Cristais para o Chakra Cardíaco

Ah os cristais! Sempre presentes na lista, sempre nossos amigos. Muitos não tem ideia do poder de transmutação que os cristais tem, tanto para limpeza de ambientes, como para equilíbrio de nossos chakras e campos energéticos. A seguir alguns cristais indicados para nosso Chakra Cardíaco: 

Jade, Malaquita, Quartzo Rosa, Quartzo Verde, Esmeralda, Rodocrosita, Rubi, Fluorita Verde, Crisocola, Aventurina.

19- Mãos de Luz, Reiki e demais Terapias Energéticas

As terapias energéticas são um dos caminhos mais rápidos para o equilíbrio de nosso Sistema de Chakras.  Uma das técnicas mais conhecidas é o Reiki, esta transformadora técnica energética que utiliza a energia vital universal no equilíbrio de nosso campo energético.

Além do Reiki, no Terapia Reiki temos também a “Terapia de Integração Psicoenergética”, ou “Mãos de Luz“, baseada no trabalho de Bárbara Brennan. As sessões de Mãos de Luz atuam com técnicas variadas de trabalho em diversos níveis de nosso campo energético, com o objetivo de restaurar o fluxo energético de nosso corpo ao seu estado natural, de saúde e conexão com nossa centelha divina.

Gostou do Artigo?

Veja agora nosso Vídeo Animado com as 19 Dicas para o Chakra Cardíaco Resumidas. Aproveite e Inscreva-se em Nosso Canal: Youtube Terapias Energéticas

Leia também alguns dos depoimentos recebidos pelo Terapia Reiki AQUI.

Outros Artigos da Série Como Ativar e Equilibrar Seus Chakras:
– Chakra Básico: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra Umbilical: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra do Plexo Solar: Como Ativar e Equilibrar

Terapia Reiki

Comentar

Inscreva-se para Receber Novidades e Promoções Exclusivas!

Inscreva-se para Promoções e Novidades!