Terapias Energéticas

Chakra Laríngeo: Como Ativar e Equilibrar | Dicas para o Quinto Chakra

O Chakra Laríngeo está situado na região da garganta e sua cor é azul claro. É considerado o chakra da comunicação, da criatividade e da concretização de nossos projetos.
Assim, quando ele se encontra equilibrado, a energia presente na comunicação flui da de uma forma harmoniosa, e você se torna uma pessoa hábil – não apenas no simples falar e ouvir – mas na forma como suas ideias chegam ao outro, e também a forma como são interpretadas quando chegam até você. Assim, ele funciona como um purificador de tudo que é absorvido do universo e das demais pessoas, assim como um controle da forma como essas informações são expressas. Na sua representação física, ele controla a tireoide, as cordas vocais, a boca, nariz, ouvido e garganta. É o chakra ligado também ao potencial de comunicação telepática. É ele também que faz a ponte entre o mundo físico e espiritual, ou seja, aquilo que você expressa e como se posiciona perante a vida é o que vai te tornar o criador da sua experiência nessa vida. 
 
Distúrbios neste chakra podem gerar medo da desaprovação e de fracasso na vida social, resultando muitas vezes em agressividade em relação aos outros.  Por influir em nossa capacidade de comunicação, pode afetar a própria fala. Equilibrado, o chacra laríngeo traz verdade e clareza ao ouvir e ao falar, com uma comunicação construtiva, que visa o entendimento e o crescimento. É um portão de entrada para uma conexão mais profunda com uma consciência espiritual mais elevada.
 
Seu nome original é Vishuddha, que em sânscrito significa “o purificador do sangue” e simboliza exatamente o que ele representa. Sua ação está diretamente ligada ao poder de usar a palavra, de transmitir e expressar as ideias e emoções.
 
Com o funcionamento harmônico deste chakra, nos expressamos com total liberdade, criatividade e segurança. Também nos sentimos à vontade de assumir nossos conhecimentos, sentimentos e fraquezas, e de colocar em prática nossos projetos de uma forma ativa. Colocamos nossos projetos em ação, e conseguimos realmente expressar nossos desejos e ideias de forma clara e amorosa. Temos tranqüilidade ao ouvir os outros, mesmo que tenham opiniões diversas das nossas. É um chakra importantíssimo para nosso equilíbrio e bem-estar neste mundo. Seguem agora dicas para equilibrar este importante canal:
 
 1- Cante! Libere sua voz.

Ao cantar, liberamos energias presas em nosso chakra laríngeo – além de ativá-lo – pois o chakra laríngeo está intimamente ligado à nossa capacidade de criação e expressão pessoal. Quer atividade mais perfeita para isso do que o canto? Além, disso, todo som que passa em nossas cordas vocais tem uma frequência. As notas musicais tem poder curativo não apenas em nosso chakra laríngeo mas em todo o nosso campo energético. A afinação não é o mais importante para o objetivo de cura, e sim a liberação que o som trás.

Ou seja, você pode sim se juntar a um coral (atividade maravilhosa para a alma) mas também pode simplesmente praticar a entoação de mantras e sons como forma de liberação energética. Já no budismo, por exemplo, os mantras são uma ferramenta super utilizada, como forma de autoequilíbrio e harmonização. 

Um exemplo, quando você está com muita raiva, o recomendado seria ir para um lugar deserto e colocar toda essa energia parada no seu interior na forma de gritos e sons. Não o fazemos, e ficamos como uma panela de pressão prestes a explodir. Por isso, o som e a vocalização são importantes. Para liberarmos os “sapos” que ficaram presos em nossa garganta, e abrirmos espaço para manifestações criativas em nossas vidas.

2- Honestidade no Agir e Falar
A honestidade parte da nossa relação com nós mesmos. É a partir do momento em que estamos alinhados com nossa vontade divina, que conseguimos ser honestos com os outros. A mentira é a maior fonte de bloqueio do chakra laríngeo. Assim, a honestidade é a principal forma de desbloqueá-lo. Por isso, a reflexão deve ser sempre de dentro para fora.
 
Estou expressando a minha verdade? Estou vivendo e levando a minha vida e relacionamentos de uma forma honesta? Sigo o meu coração e a minha vontade ao fazer escolhas em minha vida? Quando atingimos mais consciência da nossa verdade, conseguimos então comunicar de forma clara nossos anseios e vontades ao outro, de forma respeitosa e amorosa. E então mantemos o nosso Chakra Laríngeo harmônico, permitindo que nossa criatividade flua de maneira natural e em constante expansão.
 
3- Gentileza sempre! Seja Gentil com Si Mesmo. Seja Gentil com o Mundo.
A gentileza abre as portas até dos corações mais fechados. Já reparou como – ao receber um ato de gentileza inesperado – quase que imediatamente nos desarmamos? Especialmente quando sentimos aquela energia genuína da gentileza praticada de coração aberto. Ser gentil com o outro é dar a oportunidade para que a outra pessoa nos mostre seu melhor lado. É fazer um convite para um caminho diferente, para um caminho mais brando, para um caminho de trocas sem agressões. 
 
Da mesma forma como devemos praticar a gentileza com os outros, a gentileza também precisa ser direcionada a nós mesmos. Quantas vezes temos uma palavra de carinho e gentileza para um amigo, mas somos excessivamente duros com nós mesmos? Quantas vezes nos recriminamos? Dirigimos palavras nada gentis às nossas falhas, impedidos pelo ego de perdoar nossos próprios equívocos. Por isso, para um equilíbrio real do nosso chakra laríngeo, é importante que nossa gentileza seja um modo de ver a vida, e não um recurso usado para poucas situações.
 
É um exercício, é claro. Somos humanos. Mas ter consciência da meta é o primeiro passo. Para buscarmos – não a perfeição, ainda tão longe de nós – mas sim a reflexão de tentar ser hoje, talvez, um pouco mais gentil do que fomos ontem. Com os outros e com nós mesmos.

4- Aprenda a Ouvir
Se o seu chakra laríngeo estiver em desarmonia, você pode tender também para o outro lado, o da dominação dos outros através da fala. Quando estamos com o nosso quinto chakra harmônico, não temos a necessidade de subjulgar o outro através do que chamamos de nossa “verdade” – que nada mais é que a nossa opinião. Porque a nossa Verdade – assim com o V maiúsculo simbolizando nossa Verdade Divina – essa não precisa de validação. Ela é interna.
 
Claro que será uma Verdade que vai pautar e guiar nossas ações e escolhas em nossas vidas, mas serão escolhas pautadas no amor e na compressão, sem julgar ou diminuir o outro pelas suas “verdades” contraditórias para nós. Você já reparou que geralmente as pessoas que mais reclamam que o outro fala demais, são justamente as que tem o mesmo comportamento? E qual a melhor forma de harmonizar o excesso de “verdade” pessoal? É no ouvir, é permitindo que o outro expresse suas opiniões sem o julgamento rude, sem ativar o seu “modo ataque”.
 
Se você sente que precisa expressar sua opinião o tempo todo, pratique o ouvir. Isso não implica concordar e nem apoiar o que está sendo dito, significa simplesmente permitir a escuta empática, para equilibrar o seu próprio exagero no falar. É através da observação do outro que corrigimos o nosso excesso, permitindo que o outro seja um espelho para nós. Ouvir também é uma arte. 
 
5- Expresse Sua Gratidão

Ser grato auxilia o seu Chakra Cardíaco. Expressar a sua Gratidão ajuda o seu Chakra Laríngeo. Porque sentir é diferente de expressar. Ambos são importantes. Ambos devem ser praticados. Por isso, além de sentir, expresse sua gratidão. Fale o quanto você é grato para as pessoas com que você realmente sente gratidão. Repita pela manhã: Sou grato por esse dia! Utilize as frase de afirmação do Chakra Laríngeo (ver item das frases de afirmação mais abaixo). Agradeça ao Universo quando concretizar algo, conte aos outros aquilo que já realizou. Compartilhe seus projetos novos com gratidão.

Uma dica é criar e manter um “Diário de Gratidão“, um local para colocar todas as coisas pelas quais você é grato. Pequenas ou grandes, não importa, importante é conectar-se com a energia da gratidão. Ao preencher o diário com frequência, você aos poucos tornará-se mais consciente dos pequenos milagres que vivência no dia a dia, sem perceber.

6- Pratique o Hoʻoponopono

Hoʻoponopono é uma prática havaiana antiga, que busca trabalhar o perdão e a reconciliação com uma pessoa ou situação. Sua prática é muito simples, consistindo em recitar as quatro frases abaixo, repetidas vezes:

Sinto Muito.

Me Perdoe.

Te amo.

Sou grata.

Você pode utilizar o Hoʻoponopono de diversas formas. A primeira é recitá-las mentalmente, quando estiver numa situação de estresse por um evento ou por um turbilhão mental. Você mentaliza a situação e então repete os mantras do Hoʻoponopono mentalmente até sentir que harmonizou aquela situação ou evento.

O segundo caso – que indicamos aqui – é fazer este exercício vocalizando os mantras, ao invés de apenas mentalizá-los. Neste caso você também vocaliza a situação que deseja harmonizar e então inicia a vocalização dos mantras. Sempre vocalize a situação no positivo – ou seja – o que você deseja. Por exemplo, se você brigou com alguém, não use “quero parar de brigar com fulano”e sim: “quero ter uma relação de paz com tal pessoa.”. 

Como falamos anteriormente, a vocalização tem muito poder. Ao vocalizarmos o Hoʻoponopono, fazemos com que essas 4 frases de pura luz passem pela sua garganta, boca e áreas subjacentes, potencializando seu processo de cura.  Por esse motivo que escolhemos colocar o Hoʻoponopono na harmonização do quinto chakra, pois muito se fala do seu efeito no quarto (verdadeiro) mas pouco se fala em seu poder de harmonização do quinto chakra. Assim, vocalizado, ele torna-se um potente exercício para a cura e harmonização do chakra Laríngeo também. 

Vocês podem praticar das duas formas (nem sempre é possível vocalizar) e sentir as diferenças na prática. Ah e depois corram aqui compartilhar conosco! Vamos adorar saber como foi. =)

7- Risadas e Catarses 

Rir é o melhor remédio. Não foi à toa que essa frase se popularizou. A risada sincera é extremamente curativa. Ela é uma das forma do corpo de liberar energias estagnadas que estavam impregnando nosso campo energético. Até o próprio sacudir do corpo é uma forma de liberação, que por vezes limpa algo que anos de terapia não atingiram. Isso porque alguns de nossos traumas e bloqueios não são conscientes, ficaram registrados em nosso cérebro reptiliano, instintivo. E temos muita dificuldade de acessar com a mente consciente. Já numa catarse de riso, por ocorrer uma liberação pela força da energia que passa pela nossa garganta. E é por isso que algumas pessoas podem até ficar emotivas após um ataque de riso. 

Por isso que é importante buscar formas de trazer o riso para sua vida. Ele pode ser um gatilho que você precisava. E quem não gosta de um pouco de riso, para adoçar a vida? 

8 – Frases de Afirmação

As frases de afirmação funcionam como mantras. Elas ativam áreas de nosso inconsciente, auxiliando-nos a substituir crenças antigas que não nos servem mais, por estas novas palavras de empoderamento. Assim quebramos velhos padrões de pensamentos e fortalecemos os valores e verdades que queremos para nossas vidas. Seguem frases que irão ajudar  seu Chakra Laríngeo:

“Minha Voz Tem Importância no Mundo.”

“Me Comunico de Forma Clara e Harmoniosa”

“Eu Falo a Minha Verdade.”

“Minha Voz é Ouvida Pelos Outros.”

“Encontro as Palavras Certas ao Me Comunicar.””

“Sinto Muito. Me Perdoe. Te Amo. Sou Grata(o).”

“Ouço com Empatia e me Comunico Com Clareza.”

“Sou Grata por Tudo que Vêm a Mim.”

“Eu Honro a Minha Opinião.”

“Sou Responsável pela Minha Vida e Meus Projetos.”

Frases que Curam o Chakra Laríngeo
9 – Mantenha Um Diário
Se você anda com muitas dificuldades em se comunicar, talvez seja o momento adquirir um diário. Escrever é ainda uma das melhores formas de organizar sentimentos, pensamento e emoções, além de ser uma forma de esvaziar um pouco seu Chakra Laríngeo de palavras e sentimentos não expressos. Ao escrever, você se expressa. Mesmo que ninguém leia, porque o objetivo do diário é que ele seja uma ferramenta para o seu equilíbrio pessoal.
 
Deixe seus pensamentos fluirem pelo papel. Fale com seu diário tudo aquilo que você não pode falar pessoalmente. Despeça-se de quem já foi sem um adeus. Recite poesias para aquela pessoa que não chegou. Em resumo, expresse-se! Seu Chakra Laríngeo agradece. E com o tempo você vai perceber como esse simples exercício vai te ajudar, primeiro a ser uma pessoa mais auto-consciente. E  então você poderá trabalhar para ser cada vez mais responsável pelos seus sentimentos, pensamentos, e pela sua própria vida.
 
10- Uso da Cor Azul Claro

O azul claro é a cor da calma, da clareza, da verdade. Ele tem um efeito calmante imediato. Basta mirar um céu límpido em um belo dia ensolarado, ou admirar uma água de tom azul suave e um sentimento de aquietamento virá. O azul é por natureza uma cor refrescante, que transmite paz, frescor e serenidade, considerada a cor da calma e da tranquilidade. Está  relacionada ao nosso Chacra Laríngeo, responsável pela clareza e transparência da nossa expressão vocal e da comunicação. Está ligada ao nosso poder no plano mental, trazendo criatividade e intuição. 

É uma cor que pode ser usada na maioria dos ambientes devido às suas características serenas. Muito utilizada em clínicas, hospitais, estéticas e spas por contribuir para um estado mental mais tranquilo e otimista. Também indicado para salas de recepção em geral. Proporciona um excelente ambientes para crianças, especialmente as mais ativas.

Ritual de Preparação para Conversas e Discussões

Se você tem uma reunião agendada que te preocupa, ou precisa ter uma conversa “séria”com alguém, o ideal é preparar-se antes do evento. Siga os seguintes passos:

1- Sente-se em um local confortável e tranquilo

2- Feche os olhos, e visualize que você está rodeado pela cor azul claro.

3- Deixe que essa energia entre por todos os poros do seu corpo, e vá lentamente trazendo todo o seu ser para um estado de paz.

4- Visualize agora que uma grande esfera de luz azul clara se forma ao redor do seu pescoço, partindo do seu Chakra Laríngeo. 

5- Fale em voz alta: “Eu agora permito que essa esfera de luz azul cure toda energia desequilibrante em minha fala referente à… (coloque o evento desejado).”

6- Sinta a energia harmonizar e equilibrar seu Chakra Laríngeo, te preparando para o evento. 

7- Ao sentir que a harmonização terminou, agradeça e abra os olhos. 

Este exercício vai ajudar a remover resistências negativas em sua expressão, te ajudando a ter uma fala justa e clara no momento da conversa real. 

11- Use e Abuse da Água

A água é um limpador natural do seu Chakra Laríngeo. Beber água, além de ajudar em todo o funcionamento do seu corpo, também ajuda a manter seu Chakra Laríngeo em movimento.

Uma dica é fazer ocasionalmente gargarejos com Água e Sal. Da mesma forma que um banho de Sal Grosso ajuda a limpar seu campo, o gargarejo com água e sal vai ajudar na limpeza de parte das energias estagnadas do seu laríngeo. Mas lembre-se: sempre com moderação. Não é algo a ser feito todos os dias. 

12- Yoga e Tai chi Chuan

O Yoga é considerada uma prática para o corpo e a alma, e suas posições são ótimas aliadas para equilibrar seu Sistema de Chakras. Se você já conhece os asanas, basta um tapetinho de yoga, um cantinho e boa vontade. Aproveito e deixo aqui uma seleção de Tapetes de Yoga aqui para você se inspirar, com preços e cores variadas. Alguns vem com alça, o que facilita se você deseja levar para outros lugares, como para um parque ou para a praia.

Já o Tai Chi Chuan trabalha, além do foco, a permanência no silêncio e no movimento quase pausado. Para a maioria das pessoas, pausar é muito difícil. Uma pausa “forçada” porém, consciente, é uma forma também de trabalhar o escutar, e consequentemente seu chakra laríngeo. Porque o escutar do movimento em câmera lenta é uma forma de ouvir. Seu corpo, sua mente e suas reações. Tanto o Tai Chi Chuan quanto o Yoga são excelentes veículos para trabalhar não apenas o Chakra Laríngeo, mas todo o seu sistema energético do corpo.

13- Ervas e Óleos Essenciais para o Chakra Laríngeo

Ervas e Óleos Essenciais são excelentes aliados para os seus chakras e limpeza do seu campo energético. Alguns podem ser usados como chás, outros somente como banhos de ervas. Seguem ervas e flores indicadas para o Chakra Laríngeo: Eucalipto, Gengibre, Hortelã, Cânfora, Sálvia, Cravo e Canela.

14- Entoe o Mantra Ham

Sente-se em uma cadeira confortável, com os pés bem apoiados no chão, ou na grama, em uma posição de lótus. Mantenha os olhos fechados para um foco maior. Entoe o mantra HAM, repetidamente. Pode ser feito mentalmente também, dependendo de onde você estiver.

Entoar o mantra HAM é curativo para toda a área do Laríngeo, e para abrir-se para sua própria Verdade. Você pode fazer o Vishudda Mudra (item 16) com as mãos também, acrescentando a energia do mudra ao momento.

15- Assertividade

Quando vocês aprende a ser mais assertivo em sua comunicação, fortalece seu Chakra Laríngeo e a sua Verdade. O que é ser assertivo? É ter capacidade de se afirmar e se comunicar de forma clara, objetiva e transparente, sem constranger o outro nem boicotar a si mesmo.

No Brasil, existe uma grande dificuldade com a assertividade. É muito comum que as pessoas digam “sim” para algo que não pretendem fazer, por medo de “desagradar” o outro. E o que ocorre? A pessoa não cumpre o prometido, pois aquele “sim” não veio de uma concordância real, mas sim de uma falta de transparência ao dizer um “não” respeitoso.

Por isso, praticar um “não” respeitoso é muito importante. Por vezes, evitamos dizer o “não” para eventos sociais, e ao invés da honestidade dizemos um “sim” já sabendo que não iremos. A sinceridade respeitosa sempre é o caminho.

“Ah, mas o outro não aceita…”- Aí a questão é do outro, que precisa aprender a aceitar os “nãos” da vida e respeitar a escolha do outro. O nosso desafio é sempre trabalhar o nosso lado, a parte que cabe à nós. Honre sua opinião. Expresse-se de forma assertiva a amorosa. Você verá como sua garganta ficará límpida.

16- Vishuddha Mudra

Mudras são posições do corpo que tem influência nas energias do corpo e são muito utilizados nas posições de Yoga e exercícios de respiração. Para ativar o Chakra Cardíaco, utilize o Vishudda Mudra.

Forme o mudra com as mãos e mantenha as mãos em seu colo. Concentre-se no Chakra Laríngeo. Entoe o Mantra HAM. 

17- Cristais para o Chakra Laríngeo

Ah, os maravilhosos cristais! Sempre presentes na lista, sempre nossos amigos. O poder de transmutação que os cristais tem é incrível – seja para limpeza de ambientes, como para equilíbrio de nossos chakras e campos energéticos. A seguir alguns dicas de cristais indicados para nosso Chakra Laríngeo: 

Água Marinha, Azurita, Turquesa, Topázio Azul, Cianita Azul, Larimar, Lapis Lazuli, Tanzanita, Ágata Azul e Opala.

Você pode deitar-se e colocar a pedra diretamente em sua garganta, ou meditar com ela.

18- Concretize Suas Ideias

Pessoas com grande sensibilidade costumam viver nas nuvens e ter dificuldade em executar seus projetos. Ficam ligados demais nas ideias e esquecem de tomar ações concretas para a realização daqueles projetos. A concretização de projetos trás a satisfação pessoal do Eu Criador, que atua através do nosso Chakra Laríngeo, liberando nosso mental e fortalecendo nosso quinto Chakra.

Quantos projetos rondam a sua mente? Quantos estão efetivamente em andamento? É preciso ter prioridades na execução das ações pedidas pelos nossos projetos.

Você tem 4 projetos em aberto? Foque em um. Termine-0. Isso se chama Concretização.  E pode ser aplicado em pequenas coisas também. Você tem uma lista de coisas que pretende fazer em sua casa e faz todas tudo pela metade? Foque em finalizar uma, e então passe para a próxima.

Sabemos que alguns projetos terão que andar em paralelo, isso é parte da vida. Mas muitos podem e devem ser priorizados. Sabe porque? Todo projeto não concretizado atua como uma pendência que fica 24 horas por dia aberta em sua mente. É como se você trabalhasse com todos os programas disponíveis do seu computador abertos. Causa sobrecarga e sua velocidade de processamento mental cai. Então faça a reflexão… qual “janela” eu consigo fechar? O que eu posso implementar hoje? Então aja.

19- Passe um Tempo em Silêncio 

O silêncio também é uma forma de exercitar a fala. Por mais contraditório que possa parecer, eles são dois polos de um mesmo bastão, o da comunicação. Num ponto está a fala, a expressão de nossos desejos e opiniões. No outro oposto está o silêncio que existe sem a intenção de ouvir nada ou ninguém.

Passar um tempo em silêncio é escutar a própria voz interior. É perceber tudo aquilo que estava oculto pelos ruídos do mundo. É aprender a se expressar no silêncio, uma forma mais profunda de expressão, também ligada ao Chakra Laríngeo. 

20- Terapias Energéticas

As terapias energéticas são um dos caminhos mais rápidos para o equilíbrio de nosso Sistema de Chakras.  Aqui oferecemos a “Terapia de Integração Psicoenergética”, ou “Mãos de Luz“, baseada no trabalho de Bárbara Brennan. As sessões de Mãos de Luz atuam com técnicas variadas de trabalho em diversos níveis de nosso campo energético, com o objetivo de restaurar o fluxo energético de nosso corpo ao seu estado natural, de saúde e conexão com nossa centelha divina.

Para saber mais e agendar, acesse AQUI nossa página de agendamento de sessão. Atendimentos à Distância. 

Esperamos que tenham aproveitados as dicas! Namastê!

Artigo escrito por Mirela Fioresy

Gostou do Artigo?

Veja agora nosso Vídeo Animado com as Dicas para o Chakra Laríngeo Resumidas. Aproveite e Inscreva-se em Nosso Canal: Youtube Terapias Energéticas

Outros Artigos da Série Como Ativar e Equilibrar Seus Chakras:
– Chakra Básico: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra Umbilical: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra do Plexo Solar: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra Cardíaco: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra Laríngeo: Como Ativar e Equilibrar

 

Terapia Reiki

Comentar

Receba Novidades e Promoções Exclusivas:

Instagram @terapias_energeticas

Inscreva-se para Promoções e Novidades!