Terapias Energéticas

Chakra Básico: Como Ativar e Equilibrar

Chakra Básico: Como Ativar e Equilibrar

Outros Artigos da Série Como Ativar e Equilibrar Seus Chakras:
– Chakra Básico: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra Umbilical: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra do Plexo Solar: Como Ativar e Equilibrar

Veja 14 dicas incríveis em nosso vídeo animado:

Leia também abaixo nosso artigo completo, com informações extras sobre o Chakra Básico, além das 14 dicas comentadas uma a uma:

O chakra básico situa-se na base da coluna vertebral e tem quatro pequenos vórtices, de cor vermelha. Quanto mais aberto e vitalizado o Chakra Básico, mais elevada será nossa energia física (disposição). Este chakra representa a ligação do ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico. É associado aos recursos econômicos, à capacidade de lidar com dinheiro, nossa independência em relação aos outros, nosso sentido de rumo e orientação na vida, entre outros fatores. Ele também regula a nossa capacidade de lutar pela realização dos nosso ideais e nossa habilidade em sentir-nos seguros. O Chakra Básico, quando equilibrado, nos torna conscientes do momento presente, e conectados com nosso corpo físico.

Um Chakra Básico hipoativo ou fechado torna as pessoas nervosas, vivendo através do medo, ou apáticas. Pode gerar a sensação de não sermos bem-vindos ou aceitos.

Já se estiver hiperativo pode causar, entre outros sintomas, excesso de materialismo, ganância, paranóia, manias e agressividade.

Além do tratamento através das terapias holísticas, como o Reiki, você também pode trabalhar os seus chakras de outras formas. Segue uma lista de atividades e práticas que irão auxiliar no equilíbrio do seu Chakra Básico:

1. Jardinagem ou Atividades Ligadas à Terra.

Todas as atividades ligadas à terra são benéficas. Passar algumas horas no parque sentado na grama, trabalhar na terra, cuidar de uma pequena horta, andar descalço na grama, são atividades que nos conectam à natureza. Tem uma varanda ou um quintal? Com poucos instrumentos de jardinagem você já pode ter o seu mini jardim. Inicie uma horta com suas ervas favoritas, plante flores, conecte-se com o mundo maravilhoso da Jardinagem. As plantas nos inspiram e nos protegem. E nos auxiliam no equilíbrio do nosso Chakra Primordial que é o nosso Chakra Básico.

2. Exercícios Físicos.

Exercícios físicos também estão relacionados ao equilíbrio do Chakra Básico. Lembre-se que um dos fatores que ele rege é sua disposição. Desta forma, como as práticas esportivas são geradoras naturais de vitalidade, estarão estimulando seu Chakra Básico. Este, por sua vez, mais estimulado, lhe dará mais energia para a atividade física, criando um ciclo de vitalidade positivo.

3. Yoga.

A Yoga, além dos benefícios naturais do item acima, é considerada uma prática para o corpo e a alma, e suas posições são ótimas aliadas para equilibrar seu Sistema de Chakras. Alongamentos de pernas e pés são especialmente indicados para o Chakra Básico, assim como posições que permitam uma conexão (ancoramento) com a terra. Em casa tenho um daqueles tapetes de yoga, que uso para yoga e também para exercícios de alongamento. Basta um cantinho e boa vontade. Veja uma seleção de Tapetes de Yoga para você se inspirar.. Alguns vem com alça, o que facilita se você deseja levar para outros lugares, como para um parque ou para a praia.

4. Dança

Coloque uma música e… Dance! Simples assim.

5. Consciência do Corpo.

A consciência do corpo vai além dos momentos da atividade física. É estar ciente do seu corpo e dos seus movimentos durante todo o seu dia. Tenha consciência do seu corpo ao dirigir, observe (mentalmente) como seus braços e pernas se movem ao trocar a marcha, ou girar o volante. Ao caminhar de um lugar para o outro em seu dia a dia note seus passos, e sinta-se conectado à Terra. Caso tenha dificuldades em estar presente, recomendo o livro O Poder do Agora, de Eckart Tolle, que considero excelente guia. Sua consciência corporal ajudará a equilibrar seu chakra. Seu corpo é seu templo, sua casa, e sentir-se bem e consciente dele é fundamental.

6. Uso da Cor Vermelha.

Feche os olhos, sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão e visualize uma flor vermelha, da qual uma energia muito poderosa emana. Visualize esta flor vermelha se abrindo devagar exibindo 4 pétalas cheias de energia. Você também pode visualizar seu Chakra Básico recebendo uma onda de energia vermelha, mentalizando que a mesma está sanando e equilibrando o seu chakra básico. Ainda outra forma é o uso da cor vermelha nas suas roupas. Coloque um sapato vermelho para aumentar sua confiança. Ou um bracelete de forma que esteja sempre visualizando a cor. Móveis decorativos são ótimos para dar um toque de cor aos ambientes. Veja uma seleção de móveis vermelhos, sinta como é forte a vibração desta cor. Caso passe mais tempo no escritório do que em casa, você pode ter objetos vermelhos decorativos em sua mesa de trabalho. Veja uma linda seleção de almofadas vermelhas para se inspirar. A cor não traz força aos ambientes? Se quiser saber ainda mais sobre a cor, leia nosso artigo sobre a Cor Vermelha aqui.

7. Entoação do Mantra LAM.

Entoe o mantra LAM repetidamente. Para isso, utilize a mesma posição do item anterior, sentado em uma cadeira com os pés apoiados no chão e os olhos fechados. Você pode fazer junto com o Mudra indicado (item 8).

8. Mudras.

Mudras são posições do corpo que tem influência nas energias do corpo, ou no seu humor. Mais conhecidos são os mudras feitos com as mãos e dedos, durante as meditações. São aquelas posições em que as mão são deixadas durante alguns exercícios de Yoga e Respiração. Para ativar o Chakra Básico, utilize o Gyan Mudra. Para isso, encoste a ponta do seu dedão na ponta do seu dedo indicador da mão. Deixe os outros dedos abertos porém relaxados. Concentre-se no Chakra Básico. Entoe o Mantra LAM.

9. Frases de Afirmação.

Frases de afirmação são poderosas. Mesmo que num primeiro momento elas soem estranhas ou não-verdadeiras para você, com a prática elas nos auxiliam a quebrar velhos padrões de pensamentos e fortalecer os valores e verdades que queremos para nossas vidas. Abaixo algumas afirmações para fortalecer o Chakra Básico:

“Estou em equilíbrio. Estou segura e sou saudável. Meu Chakra Básico funciona na mais perfeita harmonia. Estou conectada à Terra.”

“Meu corpo físico é perfeito da forma como é. Eu assumo responsabilidade pelo meu corpo. Eu reconheço que o meu corpo é um presente de Deus, que estou seguro dentro dele e que ele me serve perfeitamente. Meu Chakra Básico está aberto, equilibrado e sinto-me ancorado e confortável sendo eu mesmo.”

“Sinto-me seguro no mundo. Eu pertenço à este mundo, e sou parte do planeta Terra. Estou em paz com meus arredores, com as pessoas e com os acontecimentos em minha vida.”

Frases de Afirmação para o Chakra Básico.
10. Sono Reparador.

Este item é fundamental para nosso equilíbrio geral, e não poderia estar de fora desta lista. Durma, e durma bem. O repouso é necessário, e deve ser de qualidade. Comece a acalmar sua mente ao menos uma hora antes do horário de dormir. Evite assistir Tv ou utilizar o computador e celular. Leia um livro, medite, organize algo em sua casa, resumindo: faça algo que não irá criar uma mente hiper-ativa na hora do seu sono, que é sagrado.

11. Alimentação.

As necessidades de alimentação variam de organismo para organismo, mas existem alguns alimentos que estimulam o Chakra Básico. Coma mais frutas e vegetais vermelhos, como maça e tomate. Também são considerados estimulantes do Chakra Básico as Carnes Vermelhas, Gordura Animal, Café, Pimentas, Espinafre (por causa do ferro), porém são opções menos naturais. Importante ressaltar que esses alimentos somente são indicados para casos do Chakra Básico hipoativo. Caso ele esteja hiperativo, evite esses alimentos. Também caso você já tenha uma alimentação com a qual está habituada, ou tenha restrições à esses alimentos, opte por outras formas de trabalhar seu Chakra que não interfiram em sua alimentação.

12. Cristais.

Cristais são também poderosas ferramentas para o equilíbrio dos nossos chakras. Como o assunto é extenso, e não poderia ser abordado aqui de forma satisfatória, apenas citarei alguns cristais indicados para o Chakra Básico.

Cristais para o Chakra Básico: Azurita, Pedra do Sangue, Crisocolla, Obsidiana, Topázio Amarelo Dourado, Turmalina Preta, Citrino, Jaspe Vermelha, Quartzo Fumê.

13. Aromaterapia e Óleos Essenciais.

Óleos também são ferramentas que podemos utilizar para ajudar no equilíbrio do nossos chakras. Seguem algumas sugestões: Cravo, Gengibre, Sândalo, Cedro, Pau-Rosa, Pimenta Preta, Alecrim.

14. Reiki e demais Terapias Holísticas

Aqui não poderia deixar de citar o Reiki, esta transformadora técnica energética que vai além dos benefícios físicos, auxiliando no equilíbrio de todo nosso Sistema de Chakras e campos energéticos. Saiba mais sobre o Reiki aqui. Outras técnicas para equilíbrio do sistema energético com resultados muito positivos são as sessões de Mãos de Luz e o Banho de Cristal Dom Inácio.

Para saber mais e agendar, acesse AQUI nossa página de agendamento de sessão. Temos atendimentos presenciais e à Distância. Leia também alguns dos depoimentos recebidos pelo Terapia Reiki AQUI.

Esperamos que tenham aproveitados as dicas! Namastê!

Outros Artigos da Série Como Ativar e Equilibrar Seus Chakras:
– Chakra Básico: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra Umbilical: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra do Plexo Solar: Como Ativar e Equilibrar


Terapia Reiki

32 comentários

    • Gratidão pelo comentário Daniela! E agora criamos um vídeo animado com as dicas para o chakra básico resumidas. Deixo o link para você, se desejar assistir para relembrar: https://youtu.be/DRh8Dop72f4 Abs!

  • Amei a sua explicação. Fiz um curso de Reiki I há pouco tempo e estou fazendo a auto-aplicação. Percebi que o meu chakra base é o que precisa de mais atenção no momento. Suas dicas foram fantásticas. Vou colocá-las em prática!
    GRATIDÃO

    • Gratidão pelo comentário Patrícia! Realmente é um chakra muito importante e hoje é muito comum em nossa sociedade a dificuldade de ancorar essa energia para ter uma base sólida.

  • Sabe quando você procura uma resposta é cai ,”como uma luva”perfeito, obrigada, gratidão sempre!!

    • Que bom Monica! Fico feliz que tenha ajudado. Quando lançamos as perguntas o Universo se encarregará de trazer as respostas de alguma forma. Gratidão pela mensagem.

    • Brenno,

      Os chacras são parte de nós, parte de todo um complexo sistema energético. A principal função deles é auxiliar e regular nossos corpos áuricos, e nosso sistema energético em geral, atuando como motores reguladores de diversas funções, a maioria das quais nem temos ideia ainda. E todos nós temos este sistema de chacras, assim que enviá-los, mesmo que holograficamente, não teria muito sentido, de forma que a função principal deles é como parte de nosso sistema.

      Durante o tratamento da Mãos de Luz, uma das técnicas que utilizo, os chacras podem ser visualizados dentro dos corpos áuricos, para tratamento e equilíbrio, porém sempre dentro do campo aúrico da pessoa atendida. Também nos tratamentos à distância eles são visualizados, podendo ser acessados à distância, porém permanecem parte do sistema energético da pessoa. Esta é a minha experiência nos tratamentos. Abs!

  • Existem algum sintoma fisico qdo ha ativação desse chacra como por exemplo uma vibraçao/trepidação nesse local do chacra??

    • Thais, cada pessoa tem sua sensibilidade particular quanto à ativações dos chacras e todo e qualquer movimento energético. Um chacra básico bem equilibrado pode ser sentido como uma maior integração nossa com a Terra, e com nosso corpo, um sentido de segurança em nossas vidas, especialmente em relação ao mundo material. Porém cada pessoa sentirá de forma diferente, e a maioria não irá notar de forma tão clara. Darei um exemplo relacionado à outro chacra. Frequentemente eu sinto um redemoinho no sentido horário bem entre os olhos, relacionado ao meu sexto chacra. Isto ocorre mais de uma vez ao dia, em momentos em que ele está mais ativo, o que me mostra que ele está forte e atuante.

      O maior indicador, a meu ver, são os sinais que recebemos quando os chacras não estão bem, que podem incluir cansaço, pressão no peito, e diversos outros sintomas que temos quando não estamos bem energeticamente, de acordo com o chacra afetado, ou um conjunto deles, sintomas estes que acabam somatizando em nosso físico. Por isso que as limpezas energéticas são importantes, para que possamos manter nossos corpos áuricos carregados e equilibrados, além do cuidado diário com nossos pensamentos e emoções, nos respeitando e buscando na medida do possível pensamentos e sentimentos harmoniosos e de cooperação.

      Espero ter auxiliado com esta breve resposta. Abs!