Outros Artigos da Série Como Ativar e Equilibrar Seus Chakras:

– Chakra Básico: Como Ativar e Equilibrar
Chakra Umbilical: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra do Plexo Solar: Como Ativar e Equilibrar

O Chacra Umbilical localiza-se alguns centímetros abaixo do umbigo e tem uma abertura para a frente assim como um vórtice posterior. Sua cor é laranja. Seu elemento é a Água, que representa a coesão. É o chakra relacionado com a nossa capacidade de amar a vida. Um chakra umbilical equilibrado nos traz sentimentos de bem estar, abundância, prazer e alegria, amplificando nossa sensação de uma vida plena e saudável.

Também é o Chakra da Criatividade. Quando em equilíbrio, temos facilidade em nos manifestarmos de formas criativas na vida. É o chakra que rege a criação em todos os sentidos, sendo por isso também considerado o Chakra da Reprodução. Também indica a qualidade de amor ao sexo oposto que somos capazes de sentir. Se não estiver aberto, pode ser responsável por medo de proximidade física, ou pela mente muito centrada na razão, que não permite que a vida seja mais prazeirosa.

Quando em desarmonia, é um Chakra com potencial para acarretar em uma série de sintomas. Entre os sintomas físicos de um chakra umbilical bem afetado podemos citar anemia, hipoglicemia, problemas nas juntas, dores na parte de baixo das costas, problemas nos rins e fígado, além de falta de vitalidade.

Além das questões físicas, seu desequilíbrio pode se manifestar como depressão, falta de limites saudáveis nas relações, sensibilidade extrema (podendo tender para o indulgente ou agressivo), medo e ansiedade, manipulação, ataques de pânico, sintomas pré-menstruais graves, problemas de infertilidade, fadiga crônica, culpa, desequilíbrios na libido e indecisões.

Além do tratamento através das terapias holísticas, como o Reiki, você também pode trabalhar os seus chacras de outras formas. Segue uma lista de atividades e práticas que irão auxiliar no equilíbrio do seu Chacra Umbilical:

 

1. Exercícios de Respiração.

Todos os exercícios de Respiração serão benéficos para seu Chakra Umbilical. Caso não conheça nenhum, sugerimos um bem simples de executar:

  • Feche os olhos e faça uma inspiração profunda, procurando levar o Ar até o seu abdômen. Mentalize sua respiração preenchendo toda a área do seu abdômen, tendo consciência do seu movimento de expansão ao inspirar. Visualize que este ar que entra tem uma cor laranja viva, e que se espalha por toda a área ao redor de seu umbigo, nutrindo e vitalizando este importante centro. Visualize esta cor laranja lavando toda a área, limpando tudo que não serve para seu perfeito funcionamento.
  • Ao expirar, contraia seu abdomen e visualize que este Ar laranja deixa o seu corpo, levando todas as energias que foram limpas, sendo eliminadas pelo seu nariz. Talvez você tenha a sensação de que o laranja sai mais escuro, mais sujo expansão ao expirar. É porque ele está limpando o seu campo. Não se preocupe caso tenha dificuldades nas visualizações, apenas mentalize jogando sua intenção, e seu próprio corpo aproveitará esta intenção junto ao movimento da respiração para limpar o seu campo pouco a pouco.
  • Execute por pelo menos 5 minutos, ou pelo tempo que sentir-se confortável. Este é um exercício, e como tal, às vezes precisamos de um tempo para nos acostumarmos com ele. O ideal é chegar ao tempo de 15 minutos com o passar do tempo.
  • Execute sempre que sentir-se desanimado, com falta de vitalidade, ou estiver passando por períodos de muito stress emocional. Se desejar, pode fazer um ciclo de 21 dias com uma execução diária. Os ciclos de 21 dias são muito fortes, e tem um poder de “quebrar” energias mais resistentes que estejam em seu campo.

 

2. Energia da Lua e da Água

Tanto a Lua como locais de água (rios, mares e lagos) são benéficos para nosso Chakra Umbilical. Já experimentou meditar ao ar livre durante uma noite de Lua Cheia? Ou apenas contemplar sua energia. Costumamos sentir mais forte a energia na Lua Cheia porém todas as fases dela são mágicas. Não me refiro aqui àqueles poucos minutos que olhamos para a lua e comentamos como é bela. Aqui me refiro a um exercício mais profundo, de contemplação real, presente, sem distrações como celulares ou computadores. Contemple a Lua em silêncio, sem relógio, sem pressa, apenas sentindo sua energia. Sinta a suave energia da Lua penetrando em seu segundo chakra, limpando-o e estabilizando-o. O mesmo vale para a energia da água. Sente-se próximo a um lago, observe um cais, sinta a energia “conversar”com você. Se puder unir os dois, apreciar um belo lago com a luz da Lua, melhor ainda!

Caso não esteja perto de nenhum lago ou mar, experimente sentar-se em frente a uma fonte de água, num local mais silencioso, ou em frente a uma fonte de água decorativa, em casa, sentindo o fluir do movimento e o barulho da água caindo. É importante que o barulho da água caindo seja bem nítido, pois neste caso a conexão é mais sensorial, pois o volume de água é pequeno.

E por último, aproveite os dias de chuva para também entrar num estado contemplativo. Sente-se na varanda e apenas observe a chuva cair, sinta sua força, ouça seus barulhos, e porque não também molhar um pouco suas mãos? Você também estará se conectando com a energia da água e auxiliando seu Chakra Umbilical.

3. Criatividade

Como humanos, é parte de nossa natureza criar. A criação mais sublime do ser humano vem da procriação, porém a energia de criação do segundo chakra certamente não se limita à criação de bebês. Quando pintamos, cozinhamos, cuidamos de um jardim, estamos criando. A criação refere-se a tudo que damos formas ou nutrimos, a tudo aquilo que se materializa pela nossas ações. Sempre que pegamos uma matéria prima bruta, e damos nova forma à ela, estamos criando. Sempre que resolvemos um problema, juntando as peças do quebra-cabeça, estamos utilizando nossa energia criativa. Então coloque sua energia criativa em movimento. Sempre haverá uma forma de trabalhar a sua criatividade. Recomendo atividades mais manuais, pois elas ajudam-nos a sair do pensamento mental fixo, ao mesmo tempo que nos ajudam com nosso Chakra Umbilical.

Uma dica: Um exercício acessível para trabalhar sua criatividade são aqueles lindos cadernos de colorir para adultos. Já o recomendei muito, especialmente para quem não está acostumado a desenhar ou outras formas de criação. É um exercício simples, que permite relaxar a mente sem grande esforço, e trabalha com todas as 07 cores.

4. Brinque com Crianças. Ou Seja Uma!

Um dos motivos pelos quais muitas vezes não nos permitimos criar, é pelo medo do julgamento. As crianças não tem esta auto crítica. Alguns rabiscos se tornam o desenho mais lindo do mundo e algumas linhas tortas podem ser um castelo. Por isso, todo tempo que passamos com elas é um intenso aprendizado. Observe como se encantam com pequenas surpresas, como uma joaninha que aparece na folha, ou como dão risada de uma careta diferente. Para elas, podemos ser todos os personagens de seus livros, e isso não importa. Não há certo nem errado. Essa energia é muito importante, para trazermos de vez em quando para nossas vidas. Se você não tem crianças próximas para brincar, visite um orfanato. Você terá dezenas de amiguinhos muito felizes em brincar com você e trazer sua Criança Interior à tona. Comece a encarar a vida de uma forma mais leve, igual a uma criança. Trabalhe isso em si mesmo, especialmente se for rígido demais. Você verá como todo um novo potencial de ideias criativas se abrirá em sua vida.

5. Exercícios Físicos.

Exercícios físicos estão relacionados ao equilíbrio da maioria dos Chakras. Seu Chakra Umbilical está relacionado à sua vitalidade. Atividades que trabalhem o quadril são especialmente indicadas para este chakra. Um deles é a Yoga, que de tão eficaz é um item a parte. Mas você também pode praticar outros esportes que promovem um movimento do quadril, como o pilates, o remo, o golfe, alongamentos, entre outros. De qualquer forma, todo esporte ajudará o sistema de chakras inteiro, em menor ou maior grau.

 

6. Yoga.

A Yoga, além dos benefícios naturais do item acima, é considerada uma prática para o corpo e a alma, e suas posições são ótimas aliadas para equilibrar seu Sistema de Chacras. Posições que trabalham os quadris são especialmente indicados. Tenha um daqueles tapetes de yoga e então basta um cantinho e boa vontade. Veja uma seleção de Tapetes de Yoga aqui para você se inspirar, com preços e cores variadas. Alguns vem com alça, o que facilita se você deseja levar para outros lugares, como para um parque ou para a praia.

 

7. Dança do Ventre e outras Danças

Dançar é um movimento libertador. Todas as danças trabalham o quadril de alguma forma, e são recomendadas para ativar nosso chakra umbilical. A Dança do Ventre é um exemplo excepcional de movimentos que trabalham os quadris. Temos a dança cigana, e também as modalidades atuais, como a Zumba, presente hoje em tantos lugares. Mas todos os estilos são válidos, até dançar sozinha em frente do espelho! O movimento do corpo mexe com alguns bloqueios energéticos, especialmente aqueles relacionados à repressão e rigidez, podendo por vezes até soltá-los do seu corpo. Então aproveite o ritmo e mexa-se! Seu Chakra Umbilical agradece.

8. Uso da Cor Laranja

Use e abusa da cor laranja. Umas das formas é através de meditações e visualizações:

Feche os olhos, sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão. Visualize uma pequena bola de fogo, de cor laranja, que fica dentro de você, bem no centro da sua bacia. Visualize esta bola de fogo aumentando de tamanho, pouco a pouco, ampliando esta energia até ela se estender para fora do seu corpo. Mentalize que esta chama laranja está limpando e purificando toda a sua área genésica, e trazendo equilíbrio e força para o seu chakra umbilical.

Outra forma é o uso da cor laranja em suas roupas e acessórios. Coloque uma Blusa ou um lindo Xale de cor laranja. Qualquer peça será bem vinda, naqueles dias em que você sente que está precisando mais da energia representada pelo Chakra Umbilical. Veja uma seleção de peças de roupa laranjas aqui, para se inspirar. É uma cor que dá vida, não? Objetos decorativos na cor laranja também são ótimos para impulsionar a criatividade no local de trabalho, como em um escritório ou atelier. Se quiser saber ainda mais sobre a cor, leia nosso artigo sobre a Cor Laranja aqui.

9. Entoação do Mantra VAM.

Entoe o chacra VAM repetidamente. Para isso, sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão ou em posição de lótus e mantenha os olhos fechados. Você pode fazer junto com o Mudra indicado (item 10).

 

10. Mudras.

Mudras são posições do corpo que tem influência nas energias do corpo, ou no seu humor. Mais conhecidos são os mudras feitos com as mãos e dedos, durante as meditações. São posições especiais das mãos muito utilizadas nos exercícios de Yoga e Respiração. Para ativar o Chacra Umbilical, utilize o Dhyani Mudra. Para isso, pouse a mão esquerda acima da direita e encoste a ponta dos seus dedões. Concentre-se no Chakra Umbilical. Entoe o Mantra VAM.

11. Frases de Afirmação.

Frases de afirmação são poderosas. Mesmo que num primeiro momento elas soem estranhas ou não-verdadeiras para você, com a prática elas nos auxiliam a quebrar velhos padrões de pensamentos e fortalecer os valores e verdades que queremos para nossas vidas. Abaixo algumas afirmações para fortalecer o Chakra Umbilical:

“Eu me permito ter prazer nesta vida.”

“O Universo é cheio de beleza e doçura.”

“Criar preenche meu espírito e me traz alegria.”

“Eu permito que minhas emoções fluam de forma saudável.”

12. Sono Reparador.

Este item é fundamental para nosso equilíbrio geral, e não poderia estar de fora desta lista. Durma, e durma bem. O repouso é necessário, e deve ser de qualidade. Comece a acalmar sua mente ao menos uma hora antes do horário de dormir. Evite assistir Tv ou utilizar o computador e celular. Leia um livro, medite, organize algo em sua casa, resumindo: faça algo que não irá criar uma mente hiperativa na hora do seu sono, que é sagrado.

 

13. Alimentação.

Para manter o Chakra Umbilical em equilíbrio recomenda-se a ingestão de muitos líquidos, além de frutas e hortaliças como a abóbora, tangerina, damasco, cenoura, mamão, laranja. Idealmente, devemos manter uma alimentação com cores diversas, pois por hábito ou falta de opções muitos tendem a ter uma alimentação sem muitas variações. Assim, certifique-se de também incluir alimentos da cor laranja em sua rotina, de forma a beneficiar-se de suas propriedades curativas.

 

14. Cristais.

Cristais são também poderosas ferramentas para o equilíbrio dos nossos chacras. Como o assunto é extenso, e não poderia ser abordado aqui de forma satisfatória, apenas citarei alguns cristais indicados para o Chacra Umbilical.

Cristais para o Chacra Umbilical: Calcita Laranja, Cornalina, Opala de Fogo, Topázio Amarelo Dourado, Citrino e Jaspe.

Podemos trabalhar colocando o cristal diretamente no Chakra (cerca de 02 cm abaixo do umbigo) e deixar atuando por 15-20 minutos.

Temos também no Terapia Reiki o Banho de Cristal, que alia o uso de cristais voghel com cromoterapia, uma ferramenta de equilíbrio dos 07 chacras. Conheça aqui.

 

15. Aromaterapia e Óleos Essenciais.

Óleos também são ferramentas que podemos utilizar para ajudar no equilíbrio do nossos chacras. Seguem algumas sugestões para o Chakra Umbilical: Jasmim, rosa, sândalo, tangerina, ylang-ylang, cardamomo, jasmim, bergamota e gengibre.

 

16. Livre-se da Bagagem em Excesso

Nosso aprendizado com as experiências de vida nem sempre é algo fácil. Por isso, juntamos muita bagagem emocional, que acaba pesando em nossas vidas. É importante ter uma forma de limpar este excesso de bagagem, seja através das terapias alternativas, uma conversa com alguém de confiança, ou mesmo através da criação de um diário. Cada um encontrará a melhor forma. Vocalizar nossas aflições reprimidas por vezes é a forma mais eficaz de nos libertarmos delas. Você irá sentir-se muito melhor. E faça um esforço consciente para soltar estas emoções antigas. O perdão, dos outros e de nós mesmos, ainda é o melhor remédio que existe para curar feridas emocionais. Assim, criamos espaço e energia para novas e melhores lembranças e oportunidades em nossas vidas.

17. Busque uma Relação de Amor

Muitas das trocas atuais entre parceiros é baseada em jogos e manipulação. Um relacionamento saudável com o outro parte de um relacionamento saudável consigo mesmo. Avalie seu relacionamento, e veja se está realmente construindo uma relação baseada no amor e no companheirismo. Dedique-se a criar uma conexão real com seu parceiro. A conexão com um parceiro através do amor é um presente. Quando é assim, toda troca será curativa, e esta energia influenciará em seus relacionamentos com outras pessoas, e com o mundo em geral.

18. Reiki e Demais Terapias Holísticas

Aqui não poderia deixar de citar o Reiki, esta transformadora técnica energética que vai além dos benefícios físicos, auxiliando no equilíbrio de todo nosso Sistema de Chacras e campos energéticos. Saiba mais sobre o Reiki aqui. Outras técnicas para equilíbrio do sistema energético com resultados muito positivos são as sessões de Mãos de Luz e o Banho de Cristal Dom Inácio.

Para saber mais e agendar, acesse AQUI nossa página de agendamento de sessão. Temos atendimentos presenciais e à Distância. Leia também alguns dos depoimentos recebidos pelo Terapia Reiki AQUI.

Esperamos que tenham aproveitados as dicas! Namastê!

Outros Artigos da Série Como Ativar e Equilibrar Seus Chakras:

– Chakra Básico: Como Ativar e Equilibrar
Chakra Umbilical: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra do Plexo Solar: Como Ativar e Equilibrar


O poder das Cores e dos Cristais no equilíbrio dos Chacras: 
Conheça o Banho de Cristal Dom Inácio.

As luzes coloridas que iluminam cada cristal correspondem aos sete chakras principais do corpo humano, que são centros energéticos responsáveis por fazer a energia espiralar através do nosso sistema energético e de meridianos. Luz e cor brilham através de cada cristal em padrões alternados, ampliando a energia vital em espirais. Chakra é uma palavra sânscrita que significa “roda” e refere-se aos sete centros energéticos do corpo. Esses centros energéticos estão alinhados numa coluna central ascendente, que vai da base da coluna ao topo da cabeça. Os chakras absorvem e irradiam força vital (prana/chi/ki) num movimento giratório, para manter o corpo físico e os sutis em equilíbrio. O sistema dos meridianos, como descrito pela medicina chinesa, consiste numa rede de canais energéticos por onde passa a força vital do corpo. Saiba Mais:

Banho de Cristal Dom Inácio em São Paulo


 

Comentários:

comentários