Reiki | Dúvidas Frequentes

O que é o Reiki?

Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei), através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico, mental ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde. Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”.

O Reiki é uma massagem?

Não. O Reiki não é uma massagem.

Qual é a origem do Reiki?

Reiki é um método de cura muito antigo, datando de cerca de 2500 anos atrás, e que foi redescoberto no século 19 por Mikao Usui, também respeitosamente conhecido por Sensei Usui. Dr. Mikao Usui nasceu no Japão em 15 de Agosto de 1865, em Tanai, no Japão. Saiba Mais sobre a história do Reiki neste artigo.

 

O Reiki é uma Terapia Alternativa?

O Reiki é uma terapia complementar. O reiki por natureza sempre trabalha em harmonia com outros fatores externos que estejam atuando na pessoa, e isto inclui a medicina tradicional. É muito importante ressaltar que o reiki não substitui outros tratamentos convencionais, como a medicina ou a psiquiatria. Nenhum mestre de reiki está habilitado a dar diagnósticos, interferir em outros tratamentos ou prescrever remédios, salvo se tiver formação para tal. Seu trabalho é complementar, auxiliando na recuperação do equilíbrio vital natural do ser humano, que consequentemente irá atuar nos processos mentais, emocionais, espirituais e físicos do ser humano.

O que acontece em uma sessão de Reiki?

Durante a sessão de Reiki, o Mestre de Reiki efetuará uma série de posições com as mãos, diretamente na pessoa sendo atendida. A Energia Reiki é inteligente, e agirá nos pontos e na intensidade necessária para a pessoa naquele momento, de forma a restaurar o equilíbrio mental, espiritual, emocional e físico. Durante as posições as mãos ficam paradas, de forma que a energia flua livremente, e o mestre determinará as posições que julgar mais adequadas.

Eu preciso trazer uma toalha ou alguma roupa de banho?

Não. A energia Reiki atravessa qualquer peça de roupa que você estiver usando. Você ficará vestido durante a sessão. Recomendamos no entanto que evitem roupas apertadas, para que você fique mais confortável durante a sessão.

O Reiki tem contra-indicações ou limite de idade?

O reiki é uma energia positiva, e desta forma não tem qualquer contra-indicação. Também pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade.

Quanto tempo dura uma sessão de Reiki?

Uma sessão dura cerca de 01 hora.
Quais são os princípios básicos do Reiki?

O Reiki tem 5 princípios básicos:

Somente por hoje não sentirei raiva.
Somente por hoje não irei me preocupar.
Somente por hoje eu darei graças por todas as minhas bênçãos.
Somente por hoje farei meu trabalho honestamente.
Somente por hoje serei mais gentil com os que me cercam e todos os seres vivos.

O Reiki é uma religião?

É comum que algumas pessoas acreditem que o Reiki é uma religião, o que não é correto. A terapia Reiki, ou o uso da Energia Universal através do Reiki não constitui uma religião tampouco crença. Trata-se de um método totalmente natural e holístico, que utiliza somente a energia já presente no Universo, e em todos nós. Ela não discrimina nem vai contra as religiões, pois a energia não reconhece grupos e tratará o ser humano como um ser único.

O Reiki também não é vinculado a qualquer religião específica. Todos podem manter as suas crenças e ainda assim ser beneficiados pela terapia reiki.

Quantas sessões eu vou precisar?

Esta é uma questão muito comum, porém sem uma resposta padrão, pois os resultados e as necessidades são diferentes para cada um. Recomendo sempre, para quem nunca teve uma sessão de Reiki, que primeiro agende uma sessão avulsa, para sentir e conhecer esta energia. Palavras nos ajudam a entender racionalmente o que é o Reiki, mas o Reiki verdadeiro é sentido pelo coração, e somente a vivência permite esta experiência.