Reiki é Universal assim como a Energia é Universal. É comum que algumas pessoas acreditem que o Reiki é uma religião, o que não é correto. A terapia Reiki, ou o uso da Energia Universal através do Reiki não constitui uma religião tampouco crença. Trata-se de um método totalmente natural e holístico, que utiliza somente a energia já presente no Universo, e em todos nós. Ela não discrimina nem vai contra as religiões, pois a energia não reconhece grupos e tratará o ser humano como um ser único.

O Reiki também não é vinculado a qualquer religião específica. Todos podem manter as suas crenças e ainda assim ser beneficiados pela terapia reiki. A Energia Reiki é inteligente, e agirá nos pontos e na intensidade necessária para a pessoa naquele momento, de forma a restaurar o equilíbrio mental, espiritual, emocional e físico.

Muitas pessoas após uma sessão de Reiki relatam uma grande uma paz interior. Esta paz interior é nos dias atuais considerado algo abençoado, e cada um a interpretará do seu jeito e de acordo com a sua crença, pois a energia estará atuando de qualquer forma, e para o bem.

Não é necessário acreditar no Reiki para que este funcione. A essência do Reiki é o Amor, que é Universal, e rompe barreiras de crenças, línguas, espaço e tempo.