“Você alguma vez vivenciou, realizou, pensou ou sentiu alguma coisa fora do Agora? Acha que conseguirá algum dia? É possível alguma coisa acontecer ou ser fora do Agora? A resposta é óbvia, não é mesmo? 

Nada jamais aconteceu no passado, aconteceu no Agora.
 Nada jamais irá acontecer no futuro, acontecerá no Agora.

O que consideramos como passado é um traço da memória, armazenado na mente, de um Agora anterior. Quando lembramos do passado, reativamos um traço da memória e fazemos isso agora. O futuro é um Agora imaginado, uma projeção da mente. Quando o futuro acontece, acontece como sendo o Agora…”

– Trecho do livro “O Poder do Agora” de Eckart Tolle

No artigo anterior, Seja Leve, comentei sobre a importância de vivermos no presente. Na teoria, faz sentido. Alguns já praticam, como um processo constante de aperfeiçoamento espiritual, com altos e baixos, mas sempre com aprendizados. Mas como é viver no presente na prática?

Muitos estão naquela etapa em que já sentem um chamado para mudar, sabem no seu íntimo que existe algo mais, porém ainda tem dificuldades em iniciar esta transformação. Por onde começo? Como modificar meu comportamento? Como alterar meus padrões de pensamentos?

O Poder do Agora“, de Eckhart Tolle, é, em minha opinião, um excelente início. Li pela primeira vez alguns anos atrás e mesmo assim torno a ler trechos de tempo em tempo, pois considero um livro eficiente, com exercícios simples e no entanto capazes de nos auxiliar a “domar” nossa mente.  O livro conta com “pausas”, com o uso de um símbolo que é uma sugestão para que você possa parar de ler por uns instantes, relaxar e vivenciar a verdade do que foi dito. Momento a momento, com dicas e exercícios, iniciamos uma bela jornada para retomar o controle de nossa mente. Afinal, a sensação de plenitude somente é atingida, de fato, quando estamos inteiramente presentes no instante. E o livro é, ao mesmo tempo, um guia e um lembrete, de que é hora de sair do ioiô constante entre passado e futuro, para aproveitar a nossa vida, enquanto ela acontece.

 

Abaixo a resenha oficial do livro. E se você já leu, fica o convite para comentar.

 

Resenha Oficial:
Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoísmo e de outras tradições espirituais, Tolle procurou elaborar um guia para a possível descoberta do potencial interior. Este livro pretende ser um manual que ensina as pessoas a tomar consciência dos pensamentos e emoções que podem impedi-las de vivenciar a alegria e a paz que estão dentro delas.

As soluções sempre aparecem quando saímos do pensamento e ficamos em silêncio, absolutamente presentes, ainda que seja só por um instante” Eckart Tolle

Não li ainda os outros livros deste autor porém pretendo ler em breve “O Poder do Silêncio“. Quando terminar deixo a minha opinião aqui no site.

As ferramentas para nosso crescimento espiritual hoje são inúmeras. Temos o privilégio de morar em um país que permite esta liberdade e por isso somente temos que agradecer. Para quem se interessar, desejo uma ótima leitura e muitas pausas proveitosas.

Comprar “O Poder do Agora”:

Comprar no Extra.com

Comprar na Casas Bahia

Comprar na Saraiva


Comentários:

comentários