Outros Artigos da Série Como Ativar e Equilibrar Seus Chakras:

– Chakra Básico: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra Umbilical: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra do Plexo Solar: Como Ativar e Equilibrar

Nosso Chacra do Plexo Solar é um importante centro energético. Conhecido também como Manipura, é dele que vem nossa força de vontade, auto-disciplina e poder pessoal. Por isso, está também intimamente ligado à nossa auto- estima. O quanto acreditamos em nós mesmos assim como nossa sensibilidade às criticas são dois indicadores significativos de seu funcionamento.

O Chakra do Plexo Solar também está muito ligado ao nosso terceiro campo energético, o campo mental. Por isso, é através deste chakra que podemos ter um entendimento mental do nosso eu emocional. Um Chakra do Plexo Solar equilibrado nos permite viver com determinação e confiança. Somos capazes de criar limites saudáveis em nossas relações e defender nossos pontos de vista sem agressividade. Permite um auto-conhecimento saudável, sem culpa ou julgamentos, mas numa busca constante por melhorias, num aprendizado saudável. Esta mesma visão se estende para os outros, sem o julgamento pernicioso, que denigre. Você sabe o seu lugar no Universo, e está em contato com seu brilho pessoal. Pessoas com este chakra equilibrado irradiam calor humano e alegria, sem desejo de subjulgar ninguém.

É através deste Chakra também que sentimos muitas das nossas intuições. Sabe aquela súbita “pontada no estômago” que temos ao receber uma notícia? Ou quando passamos por alguma situação corriqueira mas algo nos diz que algo não está bem? É o nosso chakra do plexo solar captando as energias do ambiente ou da situação.

O Chakra do Plexo Solar em desequilíbrio pode acarretar uma série de consequências físicas e emocionais. Entre as emocionais podemos citar baixa estima, falta de auto-controle, depressão, ansiedade, vícios, co-dependência e dificuldades com limites. Também temos dificuldades em apreciarmos nossas conquistas, e muitas vezes nos falta o impulso para iniciar as ações necessárias em nossas vidas.

Por estar muito ligado ao nosso campo mental, muitas de nossas crenças, positivas ou negativas, estão conectadas ao nosso terceiro chakra. Dificuldades neste chakra podem criar distorções de auto-imagem em relação aos outros. Assim uma pessoa irá sentir-se inferior aos demais, numa atitude depressiva ou de vitimização, ou também – no outro extremo – pode adquirir um sentimento de superioridade, tornando-se excessivamente crítica e autoritária. Não é raro que alterne entre estes dois extremos.

Em relação ao aspecto físico, também nosso Chakra do Plexo Solar tem fundamental importância. Todos os aspectos de nosso trato digestivo, inclusive a assimilação de nutrientes, são controlados pelo terceiro chakra. Seus desequilíbrios podem acarretar diversos problemas, como úlceras, má digestão, gases, náusea, diabetes, hipoglicemia, artrite, asma e outros problemas respiratórios. Também dores nos nervos, fibromialgia, problemas nos rins e fígado. Seu mal funcionamento também afeta nossa capacidade de ganhar ou perder peso de forma natural.

1. Sinta o Sol

O Sol é o nosso astro maior, nossa fonte de prana e vida. Passar alguns momentos em contato direto com o Sol é extremamente benéfico para recarregar suas energias. Uma simples caminhada matinal ao sol ou relaxar no sol da tarde com um refrescante copo de suco já auxiliam e muito no reequilíbrio deste chakra.

Dê preferência para os horários mais saudáveis do sol, evitando o horário de pico. Para um melhor aproveitamento, escolha roupas que permitam o máximo de contato da pele com a energia solar. Assim você também ganha um banho de vitamina D, uma importante aliada no combate a depressão e crises de ansiedade.

 

2. Observe o Fogo

O elemento do Manipura é o Fogo. Como um dos quatro elementos, sua energia é muito forte. Existem várias formas de se conectar ao elemento fogo. Sentar-se em frente a uma fogueira ou observar o fogo em uma lareira, são experiências muito positivas para seu chakra, podendo ter já efeitos positivos instantâneos.

Você também pode deixar uma vela acesa ao meditar. Para quem tem banheira, criar uma atmosfera com poucas velas perto da banheira durante um banho relaxante também é uma experiência ótima. Importante: Nunca deixe uma vela acesa sem estar presente no ambiente. Além disso, recomendo o uso de um porta-vela de vidro, que além de garantir sua segurança, impede que a vela se apague com o vento.

 

3. Faça Pilates ou Yoga

Para quem já pratica, tanto o Pilates como a Yoga estão repletos de movimentos que auxiliam no equilíbrio do seu Chakra do Plexo Solar, além de todo o seu Sistema de Chacras. São atividades que trabalham o corpo e a alma, e suas posições são ótimas aliadas para o equilíbrio e a liberação de bloqueios. Exercícios de torção, por exemplo, irão massagear e estimular a sua área do estômago e são muito indicados. A Prancha é outro exercício muito bom para o Manipura. E não poderíamos deixar de citar a sequência de yoga “Saudação ao Sol”, uma sequência de movimentos da Yoga, é outro excelente exercício para auxiliar no equilíbrio do seu Chakra do Plexo Solar. É recomendado fazer a sequência em contato direto com o sol da manhã, ou ao menos numa posição em que possa vê-lo. Se você adquirir uma prática mais constante, certamente notará uma diferença positiva.

Ter um tapete de yoga próprio é sempre recomendável, pois irá proteger suas articulações do chão duro. É ideal para praticar em casa ou levar para passeios. Veja uma seleção de Tapetes de Yoga aqui, com preços e cores variadas, para servir de inspiração. Se você pretende levar seu tapete por aí,  dê preferência para os modelos com alça ou bolsa, para facilitar o transporte.

4. Pratique Artes Marciais

As Artes Marciais são excelentes pois trabalham nosso centro de energia, oTan tien, além de fortalecer nossa força interior e auto-disciplina, fatores fundamentais para um Chakra do Plexo Solar equilibrado. Foco, atenção, escolha do momento de recuar e de agir, todos estes aprendizados serão modelos positivos para serem aplicados em nossas próprias vidas. Também fortalece nosso centro de identidade ao mesmo tempo que ensina a respeitar o adversário. Uma excelente dica, para quem gosta!

5. Tenha Aulas de Teatro

Aulas de teatro são excelentes para trabalhar sua expressão pessoal. É uma forma divertida de trabalhar seu chakra do plexo solar. Os professores de teatro para iniciantes estão acostumados com a timidez inicial de seus alunos, e assim tem diversas dinâmicas e técnicas para ajudar na integração com o grupo, e no auto conhecimento de seus potenciais, de uma forma orgânica, natural. Além de trabalhar a liberação de bloqueios naturalmente por incluir muitas dinâmicas corporais, o exercício de incorporação de personalidades e personagens é também um profundo auto-conhecimento. Em qual personalidade me sinto a vontade? Com qual papel me retraio? Assim, mesmo que não tenha a intenção de trabalhar com isso profissionalmente, o teatro é uma forma excelente de se conectar com seu corpo, com seus movimentos, e consequentemente, com seu poder pessoal, ao superar os medos pessoais.

Temos muitos medos relacionados ao terceiro chakra que são trabalhados no teatro. Medo de rejeição, de não ser bom o suficiente, medo da opinião dos outros, etc. Muitas escolas de teatro tem até cursos específicos para pessoas que não desejam trabalhar como atriz ou ator, mas focados em utilizar as técnicas do teatro para trabalhar desenvoltura, expressão e auto-conhecimento de seus alunos.

6. Descubra as Artes Visuais: Pintura, Desenho, Fotografia

As Artes Visuais estão entre as formas mais pessoais de se expressar. É um lindo caminho para entrar em contato com todo aquele conteúdo interno que você nem sabia que estava ali. É rico, é colorido, é expressivo, é terapêutico. Crie algo só seu, para você! Use a abuse da sua criatividade, veja quanta beleza pode sair de dentro da sua imaginação. Não há necessidade de formas, nem de cores específicas. Faça uso da sua visão, para criar algo que não precisa fazer sentido, apenas existir. Pegue um pincel, uma câmera, um lápis, não importa! Apenas faça.

Para quem está iniciando, recomendo a Aquarela. Suave, fluida e com muitas cores, é ideal para quem só quer praticar, e extremamente terapêutico. Você nem precisa de cavaletes ou telas para iniciar, existem blocos de papel especial para aquarela que podem ser utilizados. Com um bloco e um pequeno kit de tinta aquarela você já pode começar. Além de que, por ser solúvel em água, a tinta aquarela é simples de limpar depois, tanto das mãos como dos pincéis.

7. Saia da Rotina

Quanto tempo faz que você não experimenta algo novo? Pode ser um caminho diferente para voltar para casa, uma roupa de uma cor que você nunca usa, ou mesmo uma sobremesa que você nunca experimentou. Você sempre escolhe o sorvete de chocolate? Experimente hoje um sabor que você nunca provou. Você pode até não gostar, mas isto não é o importante. O importante é que você se permitiu experimentar, teve novas sensações, novos aprendizados. Vá naquele curso de apenas um dia que sua amiga lhe chamou, aquele que você achou “exótico”. Ou então matricule-se naquele curso que você sempre teve vontade de fazer, mas sempre adiou.

Quanto mais contato temos com novas experiências, mais nos tornamos adaptáveis aos imprevistos da vida. E assim, quando realmente algo sair da rotina na sua vida, você não se sentirá tão desorientado. É um exercício, que nos tornará mais fortes e receptivos aos imprevistos. Isto é o verdadeiro empoderamento, pois vem de dentro, e não depende das circunstâncias externas.

8. Faça as Pazes com Suas Escolhas

Quem nunca teve dificuldades em fazer escolhas na vida? Ter momentos de indecisão é natural ao ser humano. Mas eles devem ser momentos. Muita dificuldade em fazer escolhas, mesmo aquelas pequenas, são sinais de um Chakra do Plexo Solar não equilibrado. Exercite fazer escolhas em sua vida sem questionar tanto, especialmente aquelas do dia a dia, corriqueiras. Quanto mais você praticar nas escolhas “pequenas”, mais facilidade terá nas escolhas mais difíceis. O ato de escolher em si é um ato de empoderamento. No entanto, se assim que fizermos uma escolha, começarmos a duvidar ou questionar nossa própria decisão, nos sentiremos enfraquecidos.

Assim assuma suas escolhas, valorize-as. Mesmo que você sinta medo ou seja uma escolha difícil para você, a partir do momento que você decidir, não olhe para trás. Não pense no “e se eu tivesse…”. Você fez uma escolha, e ela te levou a uma vivência. E a vida é isso, ela é feita de vivências. E todas são úteis, todas são válidas. Tudo está certo, sempre.

9. Pratique Meditação

Meditações também são uma excelente forma de trabalhar seu Manipura. Abaixo compartilho uma meditação específica para trabalhar o plexo solar, com resultados muito positivos:

Exercício para ativar o Plexo Solar com a energia do prana

10. Não ignore sua Intuição

O Chakra do Plexo Solar é outro importante centro muito ligado à nossa intuição. Apesar de muito se falar na relação entre o terceiro olho e a intuição, é no plexo solar que “sentimos” muitas coisas, relacionadas ao que ocorre ao nosso redor. Ele não trabalha com a visão, como o terceiro olho, mas sim com o sentir. Sabe quando você entra em um ambiente e simplesmente sente algo estranho no ar? É o seu terceiro chakra se manifestando. Algumas pessoas mais sensíveis, inclusive, chegam a passar mal do estômago em certos ambientes, tal sua sensibilidade. Melhor forma de trabalhar isto? Esteja atento ao seu sentir, à esta intuição mais “visceral”. Ela não costuma falhar.

 

11. Saia da Posição de Vítima

Comece a observar seu discurso. Quando todos os problemas de sua vida são sempre causados pelos outros, talvez seja o momento de reavaliar sua postura. O vitimismo nada mais é que uma defesa, e muitas vezes nem nos damos conta que estamos utilizando-o. Sempre temos o poder de mudar nossas vidas, a mudança está em nós, antes de tudo. Pessoas com um chakra manipura subativo muitas vezes acabam entrando em situações onde se doam demais, e sentem-se desvalorizados. O maior aprendizado é conseguir trazer para sua vida antes de tudo a auto-valorização. Somente com a auto-valorização conseguiremos atrair para nossas vidas a valorização externa. Isto requer coragem, auto-análise e prática. Às vezes precisamos aprender a dizer não.

Em muitos casos também precisaremos de uma ajuda externa. Assim, não hesite em buscar apoio, seja de uma terapia, um tratamento energético, como Reiki, ou mesmo o apoio de uma amiga ou pessoa em que confia. Mas o primeiro passo é reconhecer estes padrões dentro de si.

12. Fique Bem Sozinho

Você consegue ficar sozinho? Ir a um restaurante sozinho, ir ao cinema – somente você e sua pipoca? Este é um exercício muito bacana de se fazer, para trabalhar seu empoderamento. Experimente fazer algo sozinho. Pode ser até uma viagem! Pessoas que decidem fazer uma viagem sozinhas pela primeira vez costumam voltar apaixonadas pela experiência. Mas se uma viagem sozinha ainda é algo muito grande para você, experimente fazer pequenas atividades. Especialmente aquelas atividades que você só faz acompanhada(o). Vá ao cinema, saia para jantar. E observe como se sente. Sente-se julgado? Sinal que você mesmo está se julgando. Experimente relaxar, desapegue-se da opinião dos outros e curta sua própria companhia. É libertador.

 

13. Pratique a Liderança

Esta dica é especialmente para aqueles que tem dificuldades em colocar-se em posições de destaque. É um desafio, sim, mas aqui estamos propondo dicas para justamente sair da zona de conforto.

Todos nós, sem excessão, temos habilidades de liderança fantásticas, que ficam como potencial em nosso chakra do plexo solar. Muitas vezes fugimos dos holofotes, por medo de rejeição ou timidez. Se conseguirmos, pouco a pouco, nos desafiar, e praticarmos ser mais “corajosos”, isto trará uma injeção de ânimo para nosso chakra. Com isso, logo você sentirá-se muito mais motivado, em todas as áreas de sua vida. A verdade é que sempre somos melhores do que julgamos, e a oportunidade de tomar a iniciativa, seja para apresentar uma palestra, coordenar um trabalho de grupo, ou até mesmo levantar a mão para expôr uma ideia nova numa reunião… tudo isso nos auxiliará em nossa jornada de autoconhecimento e empoderamento pessoal.

Caso sinta-se inseguro em praticar em seu trabalho a liderança, experimente com seus amigos. Você cozinha bem? Convide seus amigos para participar da preparação de um pequeno jantar em sua casa, com você no comando. Tem um assunto que manja muito? Abra um grupo de discussão e convide as pessoas. São pequenos atos, que te auxiliarão e muito no processo de autoconhecimento. Você sentirá-se muito mais forte ao final.

14. Use e Abuse da Cor Amarela.

O amarelo é alegre, jovial, e nos enche de vitalidade. Visualize-se recebendo uma chuva de raios de sol, que te preenche e carrega de todo potencial desta cor tão cheia de luz. Traga o amarelo para sua vida em suas roupas e acessórios. Veja uma aqui uma bonita seleção de roupas amarelas para se inspirar. Decore sua casa com almofadas amarelas, ou coloque um simples porta-retratos amarelo, para trazer esta vibração para seus aposentos. O amarelo atrai luz e trás abertura para nossas vidas. Para ambientes pequenos, você pode também utilizar luminárias coloridas, que permitem escolher a cor. Hoje existem também diversas lâmpadas coloridas em led, com controle remoto, que permitem deixar o ambiente na cor desejada.

 

15. Entoe o Mantra RAM.

Entoe o mantra RAM, repetidamente. Sente-se em uma cadeira confortável, com os pés bem apoiados no chão, e os olhos fechados. Você pode fazer junto com o Matangi Mudra (item 16).

 

16. Mudras.

Mudras são posições do corpo que tem influência nas energias do corpo e são muito utilizados nas posições de Yoga e exercícios de respiração. Para ativar o Chacra do Plexo Solar, utilize o Matangi Mudra. Forme o mudra com as mãos e mantenha as mãos na região do seu estômago, ou apoie em seu colo. Concentre-se no Chacra do Plexo Solar. Entoe o Mantra RAM.

17. Use Frases de Afirmação.

As frases de afirmação funcionam como mantras. Elas ativam áreas de nosso inconsciente, auxiliando-nos a substituir crenças antigas que não nos servem mais, por estas novas palavras de empoderamento. Assim quebramos velhos padrões de pensamentos e fortalecemos os valores e verdades que queremos para nossas vidas. Seguem frases que ajudam nosso Chakra do Plexo Solar:

“Eu posso. Acredito em mim.”

“Eu sou abundância, poder e satisfação pessoal.”

“Eu mereço ser amado e respeitado por todos ao meu redor.”

“Eu sou pleno. Eu me amo e me aceito.”

“Eu me respeito e respeito aos outros.”

18. Cuide da Sua Alimentação.

Grãos são muito recomendados para este chakra, assim como cereais, sementes de girassol, aveia, abóbora, lentilhas, batata doce, arroz integral. Fibras também são aliadas. Importante lembrar que caso você tenha restrições à esses alimentos, sempre há outras formas de trabalhar seu chakra do plexo solar. O mais importante é evitar alimentos industrializados na medida do possível, optando por uma alimentação natural.

19. Pratique o Humor

O humor é um excelente aliado em nossos desafios diários. Não leve tudo tão a sério, e o mais importante, não leve-se tão a sério tampouco. Muitos de nossas divergências surgem quando queremos provar nossa importância para os outros. Se levarmos as coisas com um pouco mais de bom humor, tudo fica mais leve. Ao nos permitir rir de nós mesmos, e encontrar graça em nossos pequenos erros, conseguimos nos libertar de um peso tremendo. Com humor, encontramos liberdade.

20. Cristais

Ah os cristais! Sempre presentes na lista, sempre nossos amigos. Muitos não tem ideia do poder de transmutação que os cristais tem, tanto para limpeza de ambientes, como para equilíbrio de nossos chakras e campos energéticos. A seguir alguns cristais indicados para nosso Chakra do Plexo Solar: Topázio amarelo, citrino, âmbar, turmalina amarela, quartzo rutilado dourado, pérola, jaspe, olho de tigre, malaquita e a rodocrosita.

Conheça também o Banho de Cristal, do Terapia Reiki, que alia o uso de cristais com cromoterapia, uma ferramenta poderosa de equilíbrio dos 07 chacras. Mais informações aqui.

 

21. Aromaterapia e Óleos Essenciais.

Os óleos essenciais conseguem concentrar suas propriedades de forma a atuar em nossos campos sutis. Seja pelo aroma ou pela imposição na pele, seus usos nos auxiliam no equilíbrio. Aqui alguns exemplos benéficos para nosso terceiro chakra:  lavanda, hortelã, erva-doce, laranja, bergamota, cedro, manjericão, rosa e camomila.

 

22. Reiki e demais Terapias Holísticas

As terapias energéticas são um dos caminhos mais rápidos para o equilíbrio de nosso Sistema de Chacras.  Uma das técnicas mais conhecidas é o Reiki, esta transformadora técnica energética que utiliza a energia vital universal no equilíbrio de nosso campo energético.

Além do Reiki, no Terapia Reiki temos também a “Terapia de Integração Psicoenergética”, ou “Mãos de Luz”, baseada no trabalho de Bárbara Brennan. As sessões de Mãos de Luz atuam com técnicas variadas de trabalho em diversos níveis de nosso campo energético, com o objetivo de restaurar o fluxo energético de nosso corpo ao seu estado natural, de saúde e conexão com nossa centelha divina.

E por último, a Cama de Cristal Dom Inácio, que utiliza sete poderosos cristais aliados à cromoterapia, atuando diretamente em nossos chakras principais:

Para saber mais e agendar, acesse AQUI nossa página de agendamento de sessão. Temos atendimentos presenciais e à Distância. Leia também alguns dos depoimentos recebidos pelo Terapia Reiki AQUI.

Esperamos que tenham aproveitados as dicas! Namastê!

Outros Artigos da Série Como Ativar e Equilibrar Seus Chakras:

– Chakra Básico: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra Umbilical: Como Ativar e Equilibrar
– Chakra do Plexo Solar: Como Ativar e Equilibrar


O poder das Cores e dos Cristais no equilíbrio dos Chacras: 
Conheça o Banho de Cristal Dom Inácio.

As luzes coloridas que iluminam cada cristal correspondem aos sete chakras principais do corpo humano, que são centros energéticos responsáveis por fazer a energia espiralar através do nosso sistema energético e de meridianos. Luz e cor brilham através de cada cristal em padrões alternados, ampliando a energia vital em espirais. Chakra é uma palavra sânscrita que significa “roda” e refere-se aos sete centros energéticos do corpo. Esses centros energéticos estão alinhados numa coluna central ascendente, que vai da base da coluna ao topo da cabeça. Os chakras absorvem e irradiam força vital (prana/chi/ki) num movimento giratório, para manter o corpo físico e os sutis em equilíbrio. O sistema dos meridianos, como descrito pela medicina chinesa, consiste numa rede de canais energéticos por onde passa a força vital do corpo. Saiba Mais:

Banho de Cristal Dom Inácio em São Paulo


Comentários:

comentários